Mais um caso... infelizmente

EDITORIAL -

Data 01/04/2022
Horário 04:15

O tempo que o aluno de Medicina Veterinária leva para se formar é de cinco anos, ou seja, cerca de dez semestres. A partir disso, o estudante estará pronto para seguir carreira no mercado de trabalho. No juramento, no momento de colação de grau, é dito que o recém profissional promete “respeito ao código de ética da profissão, sempre buscando uma harmonização entre ciência e arte e aplicando os conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício da sanidade e do bem-estar dos animais, da qualidade dos seus produtos e da prevenção de zoonoses...”. Bem-estar do animal sempre em primeiro lugar.
Infelizmente, uma minoria não cumpre o prometido, colocando em risco a vida dos animais que não sabem falar o que sentem, mas expressam no olhar suas dores. Mais um caso de maus tratos veio à tona e está inserido no jornal desta sexta e no site deste diário desde a manhã de ontem. Um médico veterinário, de 38 anos, foi autuado por maus-tratos a sete animais domésticos em uma clínica veterinária no Jardim Paulista, em Presidente Prudente. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o profissional prestava serviços ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente). A Prefeitura, que já estava tentando o rompimento do contrato, informou que o mesmo será feito de maneira imediata. 
Conforme o material, no interior da clínica, os policias constataram que dois cães agonizavam devido ao estado crítico de cinomose canina e mais quatro cachorros estavam presos em alas separadas, além de um gato, onde todos estavam em ambiente impróprio, com muitas fezes e urina. Ao todo foram constatados maus-tratos em seis cachorros e um gato. Devido aos fatos, o veterinário recebeu um auto de infração ambiental por infringir o artigo 29 da Resolução SIMA 005/2021.
Um cenário muito triste e que fica ainda mais revoltante com a presença de um médico veterinário que deveria zelar pela vida destes animais. Por um “profissional” que se dedicou durante anos para desenvolver esta atividade e, quando os animais mais precisam do conhecimento dele e do básico, ele não consegue oferecer. Lembrando que é o caso de uma minoria de profissionais da área, que jamais deve manchar a categoria que é respeitada por todos nós. Se souber de casos de maus tratos em animais, denuncie!
 

Publicidade

Veja também