Marcelino Pão e Vinho

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 31/08/2021
Horário 06:45

“Marcelino Pão e Vinho”: o filme que fez o mundo chorar a partir de 1955, encantando gerações por suas exaustivas reprises nos cinemas até meados da década de 70 e posteriormente na TV. Filme produzido e dirigido pelo húngaro Ladislao Vajda, foi um filme espanhol, estrelado pelo menino Pablito Calvo que ganhou a Menção Honrosa do Festival Internacional de Cinema de Cannes naquele ano. A fita conta a história de Marcelino, um menino deixado na porta de um mosteiro e criado por 12 frades. Aos 6 anos, ele é um menino cheio de imaginação e afeito a travessuras. Em um dia, ele oferece um pedaço de pão e um pouco de vinho a uma imagem de madeira de Jesus Cristo, que aceita a oferta e passa a conversar com o menino. É o início de uma grande amizade e de um milagre que modificará para sempre a vida dos moradores daquele vilarejo. Recordes de bilheteria mundo afora e um turbilhão de lágrimas que marcaram gerações. O garoto Pablito Calvo virou empresário e morreu de um AVC quando tinha 51 anos no ano 2000. 
    
“Envelhecimento celular e o papel da glutationa”

A glutationa é uma molécula proteica constituída por aminoácidos (ácido glutâmico, cisteína e glicina) que é produzida nas células do próprio organismo humano e que tem uma importante ação antioxidante. A sua ação preventiva no estresse oxidativo consiste em evitar que os radicais livres formados pelo uso do oxigênio se liguem às próprias estruturas celulares, danificando-as. Isto determina uma redução do envelhecimento celular e na prevenção de patologias como o diabetes e o câncer. Além desta ação preventiva contra o dano celular, a glutationa também é importante na transformação e eliminação de substâncias químicas no corpo. Outras ações importantes da glutationa: participa na síntese de proteínas e DNA, fortalece o sistema imunológico e ajuda o fígado e a vesícula biliar a eliminar gorduras. A produção da glutationa pode estar reduzida em situações de estresse, na má alimentação e no próprio envelhecimento, daí a importância de ingerir alimentos que contenham os aminoácidos que dão origem à sua síntese. Outras condições parecem também determinar menores níveis de glutationa no interior das células: diabetes, hipertensão, HIV, asma, fibrose cística, degeneração macular da retina, doença de Alzheimer e síndrome de fadiga crônica. A nutrição celular visa o adequado fornecimento de nutrientes essenciais e a manutenção do funcionamento e metabolismo celular, principalmente o sistema antioxidante. Indivíduos idosos têm 55% menor concentração de glicina e 24% menor concentração de cisteína e a sua suplementação pode ser uma maneira de aumentar os níveis de glutationa na população idosa. A glutationa encontra-se pronta em alimentos como abacate, aspargos e espinafre, mas é pouco aproveitada, sendo importante a ingestão de alimentos proteicos que forneçam os seus aminoácidos constituintes. Dentre eles: carnes, peixes, ovos, couve-flor, legumes, cebola, alho, couve-de-bruxelas, brócolis. Existem compostos nutricionais ricos em n-acetilcisteína e glicina associado a vitaminas e nutrientes (vitamina B2, selênio, vitamina C, E, zinco e fósforo) em formas solúveis para prescrição médica que podem ser úteis como nutracêuticos adequados a esta finalidade. 

Dica da Semana

Livros

“Versão Brasileira Herbert Richers”: 
Editora Criativo. Autor: Gonçalo Júnior. Biografia do produtor de filmes e maior dublador do país. O livro relata a longa vida de Herbert Richers (1923-2009) e seu relacionamento com a elite social, política e cultural do país e a sua alta produtividade como estúdio de dublagem de diversos filmes e seriados de televisão que rechearam a infância e juventude de muita gente. 
 

Publicidade

Veja também