Marcelo Lorençoni: carreira vitoriosa no voleibol

“Tenho o desejo de representar minha cidade uma última vez, em Jogos Regionais, com a equipe feminino adulto. Quando alguém menosprezar seu sonho, não desista”, aconselha o professor

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2020
Horário 06:47
Cedida: Marcelo Lorençoni treinou tanto o feminino quanto masculino nestes 20 anos de carreira 
Cedida: Marcelo Lorençoni treinou tanto o feminino quanto masculino nestes 20 anos de carreira 

Seguindo as homenagens com nomes do esporte prudentino, hoje o personagem é o professor de voleibol Marcelo Antônio Lorençoni, casado com Roselene Modolo Regueiro Lorençoni, o casal tem dois filhos, Marcelo e Marcella.  Formado em  Educação Física (licenciatura plena) pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia “Julio de Mesquita Filho” da Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente em 199) fez sua especialização em voleibol pela Unopar-PR (1999) e fez o curso nacional de treinadores - nível IV,  pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol - 2007).

Como atleta, Marcelo participou de Jogos Escolares e Jogos Abertos realizados pelo Sesi de Prudente. Como treinador, sua  carreira teve início em 1994. No ano de 1993, montou os times masculino e feminino da Unesp (projeto que era formado por 50% de alunos e 50% convidados da comunidade). Realizaram muitos jogos amistosos e em 1994 foram convidados a representar o município de Sandovalina nos Jogos Regionais de Marilia onde a equipe feminina conquistou o 3º lugar. Essa conquista despertou os representantes da extinta Amepp (Autarquia Municipal de Esporte de Presidente Prudente) e em 1995 Lorençoni virava técnico da equipe feminina, permanecendo no cargo por 20 anos (até 2015).

“Tenho o desejo de representar minha cidade uma última vez, em Jogos Regionais, com a equipe feminino adulto. Quando alguém menosprezar seu sonho, não desista. Se 95% das pessoas tentam tirar essa vontade de você use os 5% das que apoiam para fazer acontecer”, aconselha o mestre.

 

ESPORTE É UM

DESAFIO MOTIVADOR

Lorençoni recorda que muitos questionaram sua capacidade para ser treinador, por não ter sido atleta de alto rendimento e, após muitos estudos seu sentimento é de dever cumprido. “O esporte não é uma atividade de inclusão, mas de exclusão: o tempo todo há disputa por posições. Esse é o desafio que motiva minha caminhada até hoje”, destaca o professor.

Seu objetivo: manter o máximo possível de atletas concentrados em fazer parte de um coletivo, mesmo sabendo que são sozinhos em sua disputa por posição, e, ele pode afirmar pelos resultados que tem apresentado, que está vencendo seu desafio.

Ele diz que trabalhar com o voleibol, é tudo de bom... já foi jogador escolar de basquete e handebol, mas foi com o voleibol que se identificou. “Agradeço todos os dias o que essa modalidade me deu: vida, estudos, amigos, família, viagens e ótimas memorias!”, exclama o professor que está treinador das equipes de vôlei do Tênis Clube de Presidente Prudente e do e-volei de Presidente Prudente, ambas na categoria master feminino.

 

CONQUISTAS AO

LONGO DOS ANOS

Lorençoni acumulou função de treinador do feminino adulto (1995-2015), equipe juvenil feminino (1999-2015) e masculino adulto (2010-2013). Conquistou muita coisa ao longo dos anos como campeões de alguns jogos regionais (feminino e masculino adulto); vice-campeão com o feminino adulto dos Jogos Abertos de São José do Rio Preto – 2001; vice-campeão com o sub-18 dos Jogos da Juventude do Estado de São Paulo em Assis 2002; vice-campeão com o masculino adulto dos Jogos Abertos de Mogi das Cruzes – 2013 e vice-campeão vôlei de praia feminino nos Jogos da Juventude de Pirassununga 2015.

Ele foi por vários anos supervisor da equipe de basquetebol adulto masculino da Semepp/Funada,  e nessa função bicampeão paulista. “Essa época do basquetebol da Semepp/Funada foi maravilhosa, tínhamos uma excelente equipe, todos unidos  em busca das conquistas sob o comando do técnico o  professor Negativo [José Alves da Silva Junior], menciona o Lorençoni, atual agente de turismo na First Turismo, representante comercial da First Trip/ Amaze Prudente, representante comercial da Zambrini Formaturas.


 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também