Melhorias anunciadas no aeroporto de PP animam, mas precisam sair do papel

EDITORIAL -

Data 14/01/2023
Horário 04:15

Se há alguns anos, as pessoas optavam por uma viagem de avião apenas se a distância fosse longa, hoje voar significa rapidez, comodidade, segurança e, também, necessidade. É grande o número de profissionais que sai de Presidente Prudente, por exemplo, diariamente, rumo a São Paulo, para trabalhar. Outros, mesmo que seja só para passear, não abrem mão deste eficiente e prático meio de transporte. O resultado não poderia ser diferente: a movimentação por aqui, no Aeroporto de Presidente Prudente, só tem aumentado.
No momento, ele é um dos poucos do interior a receber voos diários das três grandes companhias aéreas nacionais - Latam, Azul e Gol -, especialmente ligando a região aos dois maiores portões internacionais do Brasil, que é Viracopos e Guarulhos. E a partir do próximo dia 1º, segundo já anunciado pela Gol Linhas Aéreas, voltam a ocorrer voos entre Presidente Prudente e Congonhas. Um pleito antigo da comunidade e usuários da região, que recoloca a cidade em posição de absoluto destaque na aviação regional do Brasil.
E é pensando justamente nisso, que a ASP (Aeroportos Paulistas), concessionária que assumiu a gestão do aeroporto prudentino, vem divulgando e executando uma série de melhorias no local. Aliás, muito aguardadas pela população. No programa de obras para os próximos quatro anos, está a ampliação e modernização do terminal de passageiros do aeroporto, que deve começar, conforme a concessionária, ainda neste ano. O programa coloca a intervenção no terminal como item prioritário no sentido de “aprimorar a experiência dos clientes”.
Questionada sobre quais as ações para este primeiro semestre, a ASP elencou que o aeroporto receberá melhorias de iluminação no terminal de passageiros, no estacionamento de veículos e nas áreas internas de acesso terrestre.
Já no setor operacional, prevê a implantação de itens como nova iluminação do pátio, farol rotativo e indicador de direção do vento, além de recuperação e selagem do pavimento do pátio e requalificação do sistema de drenagem. A KF (casa de força) também será recuperada neste período. A empresa pontua que, até 2027, “ações fundamentais para a eficiência operacional do aeroporto também serão realizadas”. 
Claro que tudo que vem sendo feito no sentido de contribuir com a alta demanda existente no local e oferecer maior comodidade aos usuários, é bem-vindo. Mas precisa ser tratado e executado como prioridade, ir saindo rapidamente do papel. Até que a as obras sejam concluídas, os usuários – nada satisfeitos com as instalações atuais - continuarão frequentando o aeroporto. E têm direito a um bom serviço e atendimento. Tudo que vai ser feito é desejo antigo. Não é luxo, é necessidade.
Depois de pronto, teremos não apenas mais passageiros, mas também mais empresas, mais horários de voos e, consequentemente, mais investimentos no município.

Publicidade

Veja também