Memória Teledramatúrgica

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 26/10/2021
Horário 06:40

O canal Memória Teledramatúrgica está completando cinco anos de existência, como um canal de resgate da memória da teledramaturgia nacional e uma lembrança afetiva das imagens e nomes que fizeram a história da novela na televisão brasileira. Dedicado aos noveleiros de plantão, é uma verdadeira viagem ao tempo em imagens das telenovelas. Criado e organizado pelo santista Eduardo Conceição, o canal é hoje um conceituado e prestigiado instrumento de perpetuação da cultura nacional. Participem e confiram os diversos títulos da história da novela (70 anos da primeira novela brasileira, “Sua Vida me Pertence” da TV Tupi, e 58 anos da primeira novela diária, “2-5499 Ocupado”, da TV Excelsior). Memória Teledramatúrgica: no YouTube, Facebook e Instagram.  

“Nem todo tremor é Parkinson, nem todo Parkinson treme!” 

A doença de Parkinson é uma enfermidade neurodegenerativa frequente, principalmente ao longo do envelhecimento, e se caracteriza por uma desordem neuroquímica nos núcleos da base, levando a um déficit de dopamina nas vias entre a substância negra e o estriado, que são estruturas que regulam o sistema nervoso extrapiramidal (responsável pela modulação do sistema motor, marcha e coordenação). Embora o tremor seja uma manifestação bastante típica e conhecida da doença de Parkinson, ele não é obrigatório para o seu diagnóstico e até 50% dos pacientes podem não apresentá-lo. O tremor parkinsoniano se caracteriza por ser um tremor de extremidades, envolvendo principalmente membros superiores (mãos e antebraços), podendo ser assimétrico, mas com a evolução se torna bilateral, apresenta movimentos típicos em contar de moedas e é pior em repouso, desaparecendo ou melhorando no início dos movimentos. A manifestação mais frequente e obrigatória para a doença de Parkinson é a bradicinesia (lentidão de movimentos) que se manifesta por redução da velocidade de deslocamento, marcha em bloco e arrastada, e também a rigidez motora com hipertonicidade muscular. O paciente com doença de Parkinson apresenta outras manifestações úteis no diagnóstico, como a micrografia (letra tende a ficar pequena e irregular), amimia facial (redução da expressão do rosto), apatia, salivação, sintomas depressivos, entre outros. O principal diagnóstico diferencial do tremor parkinsoniano é o chamado tremor essencial ou benigno, de incidência familiar, também ocorrendo com mais intensidade ao longo da idade, podendo ser unilateral, envolvendo também extremidades (particularmente mãos) e boca, e se caracteriza por ser principalmente de movimento: desaparece em repouso, e ocorre ao segurar um objeto, como uma agulha ou xícara de café. Os tremores benignos se acentuam com situações de ansiedade, uso de álcool, fumo e cafeína, e não tem relação de incidência entre o tremor essencial e a doença de Parkinson. 

Dica da Semana

CD – Música

Leno & Lílian – “Sucessos de Ouro”: 
A dupla romântica Leno & Lilian surgiu no auge da Jovem Guarda, em 1966, e fez enorme sucesso com músicas que até hoje são lembradas. Nos anos 70 se separaram, e seguiram em carreira solo, sendo que Lílian frequentou os primeiros lugares das paradas no final dos 70 e início dos 80. Vinte e seis sucessos reunidos aqui, incluindo músicas de outros cantores da época: “Devolva-me”, “A Pobreza”, “Sou Rebelde”, “Uma Música Lenta”, “Eu Não Sabia que Você Existia” e “Ritmo da Chuva”. 
 

Publicidade

Veja também