Mês da Bíblia

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 11/09/2022
Horário 05:04

Neste ano, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe a leitura orante do Livro de Josué, em que o lema bíblico escolhido é: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). Aprofundar-se nesse livro é perceber a presença de Deus, em que Ele nunca deixa desamparado e sem respostas ao povo que a n’Ele confiam. “Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida” (cf. Texto-base – Mês da Bíblia 2022). Além disto, o mês de setembro foi escolhido para a dedicação a Bíblia em razão da festa de São Jerônimo (340-420), a qual este santo doutor da Igreja teve um papel fundamental para a tradução precisa da Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja à época) a pedido do papa Dâmaso. Uma das frases célebres de São Jerônimo é: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. Portanto, que ao iniciarmos este Mês da Bíblia, que possamos participar ativamente na leitura orante da Bíblia, compreendendo os desígnios de Deus que favoreceram Josué e o povo liderado por ele através da posse da terra condicionada a eles, pois quem confia na Palavra de Deus, sai “da escravidão para a posse da Terra Prometida” (cf. Texto-base – Mês da Bíblia 2022). (Autor: Dom Eurico dos Santos Veloso, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG). (Fonte: https://www.cnbb.org.br).

MINI SERMÃO:
24º Domingo do Tempo Comum (Lc 15,1-32)

Há 2000 anos, estaríamos entre os pecadores que escutavam Jesus ou estaríamos entre os piedosos que se escandalizavam? Certo é que hoje andamos como ovelha desgarrada porque somos moeda perdida. Não se esqueça: todos somos pecadores perdidos! Não somos nós que nos encontramos, mas foi O Pai que nunca desistiu de nos procurar. Você já foi achado ou ainda não se deu conta de que está perdido? Por que insistir em ser religioso retocado, ao invés de pecador perdoado? Apesar do que somos, Deus nos ama! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -

Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
O Evangelho apresenta-nos precisamente esta última parábola do pai misericordioso, que tem por protagonista um pai com os seus dois filhos. A narração faz-nos compreender algumas caraterísticas deste pai: é um homem sempre disposto a perdoar e que espera contra qualquer esperança. Antes de tudo faz admirar a sua tolerância face à decisão do filho mais jovem de ir embora de casa: teria podido opor-se, sabendo que era muito imaturo, um jovem, ou procurar algum advogado para não lhe dar a herança, estando ainda vivo. Ao contrário, permite que ele parta, mesmo prevendo os riscos possíveis. Assim age Deus conosco: deixa-nos livres, até de errar, porque ao criar-nos concedeu-nos o grande dom da liberdade. Compete a nós fazer dela um bom uso. Este dom da liberdade que Deus nos concede surpreende-me sempre. Mas o afastamento daquele filho é só físico; o pai leva-o sempre no coração; espera confiante o seu regresso; perscruta a estrada na esperança de o ver. E um dia o vê comparecer ao longe (cf. v. 20). Mas isto significa que este pai, todos os dias, subia ao terraço para ver se o filho voltava! Então comove-se ao vê-lo, corre ao seu encontro, abraça-o e beija-o. Quanta ternura! E este filho tinha-se comportado muito mal. Mas o pai recebe-o assim. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2016).
 

Publicidade

Veja também