Ministério da Saúde avalia implantação de mais uma ESF em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 23/01/2022
Horário 04:10

O pedido da implantação de mais uma equipe de Estratégia de Saúde da Família para atender a população dos bairros Natal Marrafon, Padre Hilário e adjacências, foi encaminhado para a DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Prudente em dezembro do ano passado pelo prefeito Lucas Padovan Santos Pavani. Ainda segundo o chefe do Executivo, agora o Ministério da Saúde já está avaliando a demanda de implantação da nova ESF. Só em 2021, foram 6.300 atendimentos, sem contar o acompanhamento de gestantes que, diariamente, é de em média 32 consultas.

Vacinação para crianças entre 5 e 11 anos
Em Pirapozinho e Narandiba, a vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e deficiência já começou e com incentivos a mais. É que, além da primeira dose, as crianças receberam da Prefeitura um “certificado de coragem”. Na cidade de Pirapozinho, a vacinação dos pequeninos é feita exclusivamente na sala de vacina da UBS II (Centro de Saúde), mediante agendamento, por ser vacinação que exige cuidado com as nossas crianças. Importante aos pais levarem laudos, receitas, exames ou prescrição médica, além do CPF da criança e comprovante de endereço. Para agilizar os atendimentos, as autoridades de saúde pedem que seja feito o cadastro no vacinaja.sp.gov.br.

Sobrecarga no atendimento
Em pouco mais de 20 dias, Pirapozinho soma 110 casos de Covid confirmados na cidade, são mais de 200 pacientes com casos suspeitos. Por dia, segundo a Diretoria Municipal de Saúde, por dia, são atendidos no Pronto Socorro da cidade, em média, 100 pacientes com sintomas gripais. Muitos pacientes estão reclamando da demora para os resultados dos testes enviados para o Adolfo Lutz e a prefeitura mudou a estratégia para agilizar estes resultados. As testagens serão ampliadas com a criação de um ponto de apoio separado do Centro de Covid. Além disso, as autoridades de saúde, farão uso dos testes rápidos por indicação médica para que os pacientes tenham acesso ao diagnóstico o mais rápido possível.

Empatia com profissionais de saúde!
O avanço dos casos de Covid e de pacientes com gripe estão sobrecarregando os profissionais de saúde e provocando afastamento em massa, inclusive em pontos de atendimento de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Tarabai usou as redes sociais para pedir apoio da população. Segundo a publicação, já há um número reduzido de profissionais de saúde atuando por conta do afastamento de profissionais por quadro gripal, Covid e até dengue. Em Pirapozinho, esta semana, foi necessário fechar as farmácias das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) para atendimento ao público. Alguns servidores da Farmácia Municipal foram afastados por sintomas gripais e positivados para Covid e os servidores que atuam nas farmácias das ESF’s foram deslocados para prestar atendimento na Farmácia Central. De acordo com o município, em breve os atendimentos nas ESFs serão normalizados, já os atendimentos na Farmácia Central seguem normalmente.

Ação pede isenção de IPVA para deficientes
Esta semana, uma ação foi ajuizada pela Promotoria de Justiça de Direitos Humanos com o objetivo de garantir a imediata isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) para pessoas com deficiência até que a lei tratando do assunto seja regulamentada. De acordo com o autor do pedido, o promotor de Justiça Wilson Tafner, apesar das alterações promovidas pela pela legislação que estabelece as disposições sobre a isenção de IPVA, faltam diretrizes e isso tem feito com que pedidos para concessão de benefícios sejam indevidamente negados. A promotoria quer ainda suspender a cobrança de IPVA de veículos de pessoas com deficiência que já tinham a isenção no exercício anterior ou que tenham requerimentos de isenção apresentados ou reapresentados.

Publicidade

Veja também