Mirante do Paranapanema conquistou pela segunda vez consecutiva o Prêmio por Ações de Combate à Tuberculose, concedido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo. Segundo a administração municipal, a premiação tradicionalmente é realizada no Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de março.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Mirante do Paranapanema, Rosiane Dias Melo, explica que apenas dois municípios - dos 21 que pertencem ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Venceslau - receberam esse certificado: Mirante do Paranapanema e Dracena.
Rosiane ressalta que o município manteve o trabalho executado de combate à doença, e, somado ao empenho das equipes da Vigilância Epidemiológica e de Atenção Básica, a cidade conquistou mais uma vez o reconhecimento estadual. “O prêmio reflete as ações realizadas no município no combate à tuberculose. Nós intensificamos a busca ativa, permitindo, assim, acompanhar caso a caso e identificar pacientes que apresentem risco de abandonar o tratamento. É muito bom ver que nossos esforços têm conquistado importantes reconhecimentos. Desta forma, ganhamos mais motivação para continuar o trabalho sério e comprometido em oferecer melhor atendimento à população”, destaca.
Ainda de acordo com Rosiane, através desse trabalho intensificado, o município atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, no que diz respeito às coletas de baciloscopia e tuberculose. “O cálculo que eles [Ministério da Saúde] fazem é de acordo com a população do município. No nosso caso, a população é equivalente a mais ou menos 18 mil habitantes. Nós temos que fazer no mínimo 180 coletas”, explica.
A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo Koch, e tem como principais sintomas tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. É uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis vindos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose, que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos