O serviço de coleta de esgoto fornecido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) gera reclamações de um morador de Presidente Prudente, a respeito da realização de cobrança indevida, acarretada por uma ligação não solicitada. O morador Fernando dos Passos conta que a taxa de R$ 17,95, referente ao serviço de esgoto, veio somada à fatura de água do mês de maio, o que gerou o valor total de R$ 40,97, sendo que normalmente é cobrado o valor mínimo, em torno dos R$ 20. Fernando diz não ter solicitado o ligamento à rede de esgoto para sua propriedade, que ainda está em fase de construção e não possui nenhum imóvel ou benfeitoria construída, localizada no Jardim Novo Prudentino.
Após entrar em contato com o serviço de atendimento da Sabesp, Fernando foi informado que o pedido pela ligação do esgoto foi efetuado no dia 30 de maio de 2017, no entanto, nenhuma obra foi realizada em sua propriedade para que o serviço passe a ser executado. “Quando liguei para perguntar da cobrança, falaram que não podiam informar a origem da solicitação, apenas enviar um fiscal no prazo de cinco dias para verificar, porém, não informaram um dia certo e ninguém mora naquele terreno para poder recebê-lo”, declara Fernando.
Em nota, a Assessoria de Imprensa da Sabesp informou que foi realizada vistoria no local em que ficou constado equivoco na ligação do serviço. “O cadastro do cliente foi atualizado e as duas contas geradas com a cobrança indevida serão reformadas. A companhia pede desculpas pelos transtornos e está à disposição pela Central de Atendimento”, informa.
Além disso, a assessoria explicou que apenas o proprietário do imóvel pode solicitar o pedido do ligamento, mediante a apresentação do número de registro do serviço de distribuição de água e que, no caso específico, enganos como este “são poucos comuns”.