Moradores do bairro pedem mais policiais em escolas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 04/09/2016
Horário 11:17
 

 


Uma reclamação que permanece no Conjunto Habitacional Humberto Salvador, em Presidente Prudente, está relacionada à segurança da área. De acordo com os moradores, o bairro está mais tranquilo, contudo, ainda carece de um policiamento mais intenso. A doméstica Vanda Alves Molina, 50 anos, sugere o reforço do patrulhamento especialmente nas unidades escolares. "Na frente de uma delas é possível ver as crianças fazendo o uso de drogas", acentua. O autônomo Luiz Carlos de Arruda, 54 anos, também solicita uma ronda policial mais rigorosa. "Se aumentasse a segurança, evitaria o envolvimento de crianças com o tráfico. Os meus filhos já estão criados, mas a preocupação com a juventude não pode parar", relata.

Jornal O Imparcial Vanda quer mais policiamento próximo a unidades escolares

Procurada, a Seção de Comunicação Social do 18º Batalhão da Polícia Militar informou que as escolas localizadas no Humberto Salvador são atendidas pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela PM em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Comunicação), a fim de alertar as crianças sobre os malefícios das drogas. Além disso, há a ronda escolar, que consiste em patrulhamento no perímetro escolar e atua para inibir a prática de crimes, contemplando tanto a escola municipal quanto a estadual do bairro.

Ainda conforme o canal, a área conta com a presença diuturna de uma viatura de radiopatrulha e com o apoio de outras modalidades de policiamento, como Cavalaria, Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e helicóptero Águia da PM. O local abriga também um posto policial localizado na Rua Júlio Aranha, 120, com plantão policial das 9h às 18h, pronto para atender a população. Após este horário, a atuação é reforçada nas ruas, com o objetivo de coibir prática de furtos e roubos em comércios e residências. "Além disso, uma câmera de videomonitoramento da PM, instalada em uma via de acesso ao bairro, auxilia no combate à prática de crimes 24 horas por dia", enfatiza.

 

Pontos positivos


Apesar da questão da segurança, o Humberto Salvador é muito querido por seus moradores. "É maravilhoso", elogia a doméstica Aparecida Henn, 50 anos, que mora no bairro há 17 anos. Ela destaca no local a instalação da Praça da Juventude, que possibilitou um espaço para atividades de recreação e lazer. "Eu sempre venho aqui fazer ginástica e dançar zumba", conta.

A doméstica Vanda também cita a praça como um ponto positivo. "Eu moro aqui há quase 20 anos e é possível perceber que o bairro está passando por muitas melhorias", expõe. Seu filho, Alexandre Santiago Alves Molina, 12 anos, acha o local bom para morar e estudar. "Gosto da escola", realça.

O aposentado Adão Roger, 65 anos, por sua vez, relata que se houvesse somente uma maior intensificação no policiamento, não haveria incômodo. "Temos praça de lazer, atendimento médico em ESF , escolas e construção de creche em andamento", lista. Já a comerciante Daniela Souza Azevedo, 39 anos, ressalta o comércio. "Além disso, a vizinhança e o ensino são muito bons", pontua.

 
Publicidade

Veja também