Moradores do bairro solicitam ampliação de linhas de ônibus

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/04/2018
Horário 00:52
José Reis, Usuários apontam que espera em ponto de ônibus sempre é longa
José Reis, Usuários apontam que espera em ponto de ônibus sempre é longa

Localizado próximo ao Conjunto Habitacional Ana Jacinta, o Residencial Monte Carlo está afastado do centro de Presidente Prudente e, por esta razão, o transporte coletivo é um serviço essencial para quem não possui meios próprios de locomoção. No entanto, usuários reclamam da atual oferta de ônibus no bairro e solicitam mudanças que favoreçam o deslocamento rápido e de forma mais ampla na cidade. Esta já era uma reclamação apontada pelos moradores na primeira vez que a reportagem esteve no local, em dezembro de 2015, contudo, passados mais de dois anos, as reivindicações continuam.

O policial aposentado Brás Zangirolami, 67 anos, acredita que o bairro deveria ser contemplado com mais linhas de ônibus, considerando que nenhuma das duas que são disponibilizadas hoje realiza o itinerário via Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), dificultando o acesso ao HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo. Quando precisa buscar atendimento no hospital, a doméstica Maria Rodrigues, 67 anos, não vê outra alternativa senão recorrer aos pontos de ônibus do Ana Jacinta. “Se você estiver com um doente, tem que levá-lo a pé até o bairro vizinho”, lamenta.

Para a aposentada Ulinda Junqueira, 66 anos, além da baixa oferta de linhas, os horários entre um veículo e outro são muito espaçados. Às vezes, chega a ficar mais de uma hora sentada no ponto. “A revisão do transporte oferecido para o Campo Belo é nossa primeira prioridade”, expõe. Já o serigrafista Ulisses Gomes, 39 anos, pondera que há a necessidade de mais investimentos para melhor atender os usuários daquela região, que, a seu ver, se expandiu com o passar do tempo e abriga um alto número de pessoas que dependem do ônibus para trabalhar. “Hoje, os usuários precisam andar com uma tabelinha dos horários no bolso, porque se perderem um ônibus, são obrigados a esperar até uma hora e meia pelo próximo”, comenta.

Conforme a Prudente Urbano, o Monte Carlo é atualmente atendido por duas linhas. A primeira tem origem no Cica, passa pelo bairro e segue até o Terminal Urbano, na Avenida Brasil, ao passo que a segunda deixa o Ana Jacinta, atravessa o Monte Carlo e vai até o centro. Já a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) informa que a população deve ir diretamente à sede da pasta para protocolar um pedido de expansão das linhas de transporte coletivo direcionadas ao bairro. A partir disso, a equipe de engenharia fará uma análise de demanda para avaliar a necessidade de novos itinerários.

Publicidade

Veja também