No Jardim Carandá, em Presidente Prudente, moradores destacam a falta de uma área de lazer que ofereça equipamentos de academia para a terceira idade e parquinho de diversão para as crianças. A dona de casa Dalva Cavalcante Peloso, 47 anos, expõe que muitos vizinhos sentem falta disso, sobretudo por ser um bairro onde vivem muitos idosos. “Certamente, viria a acrescentar”, considera. O aposentado Claudio Picholari, 71 anos, aponta que havia uma área em frente ao Colégio Cooperativo, onde os munícipes imaginavam que uma praça de lazer seria instalada, no entanto, o local acabou sendo loteado. Para a cabeleireira Cleonice Ramalho, 53 anos, um espaço de recreação seria “muito bem-vindo”, podendo ser utilizado até mesmo para caminhadas. Procurada, a municipalidade informou que fará um estudo para levantamento de áreas, bem como a disponibilidade de dotação orçamentária e possibilidade de atendimento.
Em contrapartida, Cleonice reclama do tráfego de veículos em alta velocidade na Rua Antônio Pereira, situação que é confirmada pelo comerciante Marcos Antonio Cortez, 42 anos. Para eles, a solução seria implantar uma lombada na via, com o objetivo de diminuir o risco de acidentes. Já Claudio expõe que, recentemente, a Rua Ricardo Cristófano, onde está situado o Cooperativo, passou pelo processo de inversão de mão; desta forma, agora os veículos apenas sobem. No entanto, a mudança parece não ter alertado os condutores, que passam pela via na contramão.
A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) explica que, no caso da primeira rua, a Resolução 600/16, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), não permite a implantação de obstáculo no local em virtude de sua declividade. Todavia, salienta que irá reforçar a sinalização de trânsito no local, priorizando a de incentivo à redução de velocidade, como as legendas de solo “devagar” e “cuidado”. Já na segunda rua, foi executada mudança na mão de direção “buscando melhorar a fluidez e segurança do tráfego naquele bairro”. A Rua Dimas de Barros Alcantara também foi contemplada com a alteração.
Abastecimento
Está localizada no Jardim Carandá a Horta Municipal de Presidente Prudente, que compreende uma área total de 36 mil metros quadrados. De acordo com a administração pública, há em torno de 110 cadastros atendidos, entre escolas da rede municipal de ensino, hospitais, igrejas e instituições filantrópicas. Algumas das entidades beneficiadas são a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Regional do Câncer, Lar São Rafael e Lar Santa Filomena. Hoje, a horta produz 53 variedades, entre hortaliças, frutas e verduras, tais como mandioca, cenoura, berinjela, nabo, beterraba, rabanete, repolho, chuchu, banana, manga e limão. “Há também uma horta hipodrônica, com cultivo de vários tipos de alface, almeirão e rúcula”, pontua.