Moradores reclamam de buracos em vias públicas

- THIAGO MORELLO

Data 09/01/2019
Horário 06:55
Marcio Oliveira - Problema tem gerado reclamações no local desde novembro de 2017
Marcio Oliveira - Problema tem gerado reclamações no local desde novembro de 2017

Desde novembro de 2017, o jornal O Imparcial visitou pelo menos três vezes o Jardim Panorama, em Álvares Machado. O in loco veio a pedido dos moradores do local, que lamentam as condições viárias do bairro, onde boa parte não existe recapeamento, mas sim buracos a serem desviados. Pouco mais de um ano depois, o problema persiste e incomoda quem vive por ali, que pede uma resolução o quanto antes, por parte da municipalidade.

Em nota, a Assessoria de Imprensa do Executivo garante que isso já está sendo feito, pelo menos parcialmente e de forma provisória. “Sobre a demanda solicitada, a Prefeitura de Álvares Machado informa que o Departamento de Obras está no bairro do Parque dos Pinheiros e Jardim Panorama realizando a manutenção das ruas, que sofreram com as últimas chuvas”, completa.

Mas o que os moradores esperam é uma solução concreta. Enquanto isso não ocorre, que para o funcionário público Édio Junior Belonci, 26 anos, trata-se do recapeamento, o morador da Rua Manoel Bandeira explica que, principalmente nos últimos dias, a exemplo da chuva citada pela própria Prefeitura, teve de lidar com o agravamento do problema. “Não dá pra sair de carro, desde quinta-feira. Não tem asfalto”, comenta o munícipe, que destaca ainda a falta de maquinários.

Aliás, são de 3 a 4 meses sem mandar reparos no local, ainda de acordo com ele. Nesse meio tempo, Édio garante que já quebrou a roda do carro, na tentativa de desviar dos buracos. “Isso porque eu moro no bairro há três anos e o problema já existia quando cheguei. Mas para quem está lá há 30 anos, os vizinhos, a espera pela resolução é ainda maior”, comenta.

Casos como o do pedreiro Manoel Aparecido dos Santos, 48 anos. Não chega a ser 30 anos, mas ele mora no Jardim Panorama há uma década. Morador da Avenida José de Alencar, próximo à Rua Manoel Bandeira, assim como Édio, ele contabiliza quantidade excessiva de buracos, que promove a dificuldade de transitar, tanto a pé quanto de carro. “Se chove ninguém consegue sair de casa. Todo mundo fica ilhado”, lamenta.

O que gera uma reclamação frequente, porém, não atendida. “A gente liga quatro, cinco vezes para reclamar e pedir ajuda, mas nada. São buracos com mais de um metro, em alguns casos”, completa Manoel. Aliás, para não ser injusto, como ele mesmo diz, até vai maquinários até o local para fazer ajustes nas vias, aterrar, mas que de nada resolve, pois não é algo definitivo. “Basta vir uma chuva e tudo já era”, lamenta.

Coleta de lixo

Os moradores também relataram sobre a falta de coleta de lixo em alguns pontos. Sobre isso, a Prefeitura destaca que, somente nos feriados de fim de ano (Natal e ano-novo), os coletores não trabalharam. “O serviço já está normalizado”, garante.

Publicidade

Veja também