Morre a dentista Idalécia Zaina, aos 91 anos

Filha de pioneiro, foi sanitarista, professora e teve um papel importante em Presidente Prudente

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 19/09/2020
Horário 12:20
Cedida - Idalécia estava internada na santa casa e faleceu na sexta-feira
Cedida - Idalécia estava internada na santa casa e faleceu na sexta-feira

Morreu ontem, em Presidente Prudente, a dentista Idalécia Zaina, aos 91 anos. O sepultamento ocorreu no final da manhã de hoje, no Cemitério Municipal São João Batista.

Nascida no dia 3 de outubro de 1928, era graduada pela Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista.

Ao longo da carreira, foi a sanitarista responsável por criar em Prudente a adição de flúor na rede de água, no combate à cárie dentária. Além de atuar na saúde, também foi professora na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e publicou diversos trabalhos, inclusive, dentro da universidade.

Segundo o advogado Stanley Zaina, ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia, a irmã estava internada no hospital e morreu de pneumonia. No entanto, ele frisa que ela não estava infectada pelo novo coronavírus.

“Foi uma cidadã muito útil, sempre ativa e prestativa para todos que precisassem”, lembra. “Tinha muitos amigos, era uma mulher que superou de tudo na vida”.

Filha do pioneiro Dobio Zaina, comerciante de rede atacadista e proprietário de uma antiga fábrica de roupas, ela tinha mais cinco irmãos, sendo quatro já falecidos. Idalécia ainda teve dois filhos, dos quais apenas um é vivo.

“A família está muito agradecida à santa casa que nos acolheu muito bem; [o falecimento] foi uma perda para a sociedade”.

Publicidade

Veja também