Mosaicista de PP participa de projeto em Minas Gerais

Tendo Mara Soares como uma das artistas, iniciativa de Nico Ferrera visa transformar as ruínas das vilas mineiras atingidas pelo desastre em 2015, no maior parque de arte musiva do mundo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 10/02/2017
Horário 07:40


Mara Soares, a artista plástica, terapeuta e mosaicista de Presidente Prudente, representará mais uma vez com sua arte, a sua terra natal. Agora ela terá seu trabalho exposto em Minas Gerais, onde é uma dentre vários artistas que participarão do projeto "Luz de Mariana" - organizado por Antonio Ferrera dos Santos, conhecido no meio artístico como Nico Ferrera.

Neste sábado e domingo, em uma grande festa, ele e outros participantes instalam no município mineiro de Mariana, um mural com desenho plotado em 20 metros quadrados (m²), divididos em 110 partes de 35 x 45 centímetros (cm) produzidos por mosaicistas de todo o Brasil e também de fora. Na ocasião, será oficializada ainda a Fundação Luz de Mariana.

Jornal O Imparcial Mara Soares ressalta que apoio do marido e dos dois filhos é fundamental em seu trabalho

O desenho revela uma imagem de Maria segurando o Menino Jesus tendo as duas igrejas de Mariana no rodapé e sobre a auréola as três vilas destruídas pelo lamaçal, Bento Rodrigues, Paracatu e Gesteira. "Me sinto feliz e honrada em ter sido lembrada, reconhecida por meu trabalho. Fazer parte deste projeto, à causa, gera um sentimento de doação com um pouco do dom e luz que Deus me presenteou. Agradeço imensamente ao Nico", expõe a mosaicista prudentina, que cursa especialização de Arterapia no IBAP (Instituto Bauruense de Psicodrama).

De acordo com a prudentina, o objetivo de Nico com esta iniciativa é construir um parque de mosaicos de azulejos nas ruínas de Bento Rodrigues, uma das vilas destruídas em novembro de 2015 pelo rompimento da barragem do Fundão que alojava rejeitos de mineração da Samarco - considerado o maior desastre socioambiental do país.

 

Unidos somos mais


Mara expõe as palavras de Nico, que acredita que todos juntos, unidos por um único objetivo, podem transformar as vidas que um dia, numa tarde, perderam tudo em Mariana. "Todo o material produzido será instalado nas ruínas das vilas, transformando o depósito de rejeito atual no maior parque de arte musiva do mundo. Depois a Escola Superior de Artes estenderá o convite a todos os munícipes de Mariana", salienta.

Segundo Mara, Nico explicou que a Fundação Luz de Mariana vai gerenciar a Escola Superior de Artes buscando capacitar a princípio todas as pessoas que tiveram suas vidas destruídas a aprenderem as várias modalidades do mosaico.

 

A prudentina

Mara, que sempre trabalhou na área de aviação, conta que se apaixonou pelo mosaico, arte esta que poucos têm conhecimento. Ela lembra que tudo começou como um hobby, mas por motivos maiores acabou se tornando sua profissão. Detalhe: apaixonante. 

Com suas mãos talentosas, ela faz de azulejos, pastilhas, smalti (pedra), tesselas, louças, porcelanas entre outros itens coloridos, chamados de materiais de demolição, verdadeiras obras de arte.

"A arte em um todo significa técnica/habilidade. Mas ética e companheirismo são duas coisas fundamentais que o artista, de modo geral, deve ter ao evidenciar o que é belo em seu trabalho. E o apoio da família para superar os momentos de desvalorização do que fazemos. Graças a Deus Ele me permite isso diariamente. Obrigada meu amado esposo Haroldo e filhos Yuri e Ingryd!", agradece a artista.

 

Nico Ferrera

Organizador do projeto Luz de Mariana, Nico Ferrera é natural de Campos do Jordão (SP), mas reside em São Bento do Sapucaí. Autodidata, aprendeu mosaico há seis anos e hoje vive dessa arte. Conciliando trabalho e lazer, ele faz viagens planejadas, como a que fez de bicicleta para Machu Picchu, que lhe rendeu inspiração para criar o livro "Para além das Montanhas", em que narra seu percurso e a cultura local. Sempre inspirado, ele diz se apossar das belezas de São Bento e de suas viagens para compor suas obras, regadas de detalhes e cores.

 
Publicidade

Veja também