O Cine Bosque, projeto que proporciona ao público do Sesc Thermas de Presidente Prudente, semanalmente, a experiência de assistir a grandes filmes do cinema nacional e internacional em um cenário único a céu aberto, apresenta hoje, às 19h30, o premiado filme O Homem Elefante.
Vencedor de quatro Globos de Ouro e com oito indicações ao Oscar, o drama conta a história real de John Merrick, portador de uma doença que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo. Exibido como monstro em circos, John é salvo pelo cirurgião Frederick Treves, que aos poucos o instiga a demonstrar suas emoções, comovendo até mesmo a Coroa Inglesa por sua inteligência e sensibilidade.

Longa relata a história de Merrick chamado de Joseph Merrick
Lançado em 1980, o longa-metragem faz parte da mostra David Lynch, que ao longo do mês de abril exibe quatro filmes de um dos diretores mais talentosos do cinema americano: o multiartista David Lynch. A sessão é gratuita e aberta à comunidade, com classificação indicativa de 10 anos.
O Homem Elefante
O premiado longa-metragem relata a história real do inglês John Merrick (nome adotado na história filmográfica), chamado verdadeiramente Joseph Merrick, portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo.
Exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar, John é descoberto pelo cirurgião Frederick Treves, que aos poucos o instiga a demonstrar suas emoções. No hospital, Merrick se libera emocionalmente e intelectualmente, além de mostrar ser uma pessoa sensível ao extremo, comovendo até mesmo a Coroa Inglesa por sua inteligência e sensibilidade.
Apesar de ter morrido em 1890, o corpo de Joseph não teve a oportunidade de descansar, como é o desejo de um cristão comum. Seu esqueleto, afetado pela síndrome de Proteus – doença que causa crescimento exagerado de tumores sob a pele – além da neurofibromatose, está guardado em um espaço destinado à pesquisa na Universidade de Queen Mary, em Londres.
Vencedor de quatro Globos de Ouros (melhor filme, melhor diretor, melhor ator – John Hurt, e melhor roteiro) e com oito indicações ao Oscar (melhor filme, melhor diretor, melhor ator – John Hurt, melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte, melhor figurino, melhor trilha sonora e melhor direção), o longa busca enxergar a humanidade saudável de Merrick diante de tantas adversidades.
David Lynch
Se Hollywood fosse uma família, David Lynch seria o tio esquisitão. Nascido em uma cidade pequena no estado de Montana, EUA, em 20 de janeiro de 1946, David é um dos mais influentes diretores de sua geração. Sua série "Twin Peaks" inaugurou uma nova era das séries televisivas onde predomina o universo fantástico, de sonhos (ou pesadelos) e mistérios envolvendo histórias aparentemente comuns.
David Keith Lynch é filho de um cientista especializado em botânica e de uma professora e desde cedo se interessou por arte tendo estudado pintura na tradicional Academia de Belas Artes da Pensilvânia (Filadélfia, EUA). Durante sua juventude, Lynch foi estudar pintura na Europa com o famoso pintor expressionista Oskar Kokoschka, mas acabou se interessando pelo cinema depois de animar um de seus quadros por meio de projeções ("a pintura em movimento"). Lynch se casou e separou três vezes (com Peggy Lynch, com quem foi casado de 1967-74, Mary Fisk, de 1977-87, e Mary Sweeney, de 2006-07) e de cada casamento teve um filho.
Diretor de títulos cult como "Eraserhead" (1977), "Coração Selvagem" (1990) e "A Estrada Perdida" (1997) e da série de TV surrealista "Twin Peaks" (1990), David é um cineasta criativo e autoral. Tais características, em falta na indústria cinematográfica, fizeram com que esse norte-americano de 71 anos fosse tema de alguns documentários, sendo o mais recente "David Lynch – A Vida de Um Artista".
Serviço
Cine Bosque de Abril – Especial "David Lynch"
O Homem Elefante
Quando: Hoje
Horário: Às 19h30
Local: Bosque do Sesc Thermas
Grátis
Classificação indicativa: 10 anos