Muito além de um padrão estético

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Recentemente, o Pinterest, rede social de fotos e imagens, anunciou o banimento de anúncios sobre perda de peso, produtos para emagrecimento, obesidade e índice de massa corporal (IMC). Justificou-se como política para prevenir o body shamming, que é uma espécie de bullying direcionado às pessoas obesas, e a divulgação de produtos perigosos para saúde.   

 

Doença
Certamente, a gordofobia e demais preconceitos não devem ser tolerados. Há pessoas obesas que sofrem de distúrbios alimentares, psiquiátricos, psicológicos e outros problemas fisiológicos que levaram ao ganho de peso, portanto uma conjunção de doenças. Minimizar a gravidade ou deixar de mencionar a obesidade e seus tratamentos, principalmente aqueles de eficiência comprovada, não eliminará a doença, o body shamming e o grave problema de saúde pública.

 

Engano
Um familiar meu tem IMC de 38 Kg/m2, a obesidade de grau II, porém não tem hipertensão, diabetes e tem exames bioquímicos normais. Portanto, é um “obeso saudável”, certo? Tão errado quanto dizer que gordura de fonte animal (saturada) é saudável. O conceito de obeso saudável existe há 70 anos e tem sido desmentido pelos estudos que consideram os desdobramentos da obesidade em vários aspectos da saúde. Uma observação sobre meu familiar mencionado é que a gordura do fígado está aumentando. Mau sinal.

 

Começa com ...
O excesso de gordura provoca inflamação do tecido adiposo, na sequência inflamação sistêmica (já dosou sua proteína C reativa – PCR?), depois do hipotálamo (que controla a fome e saciedade), depois diabetes, doença cardiovascular, osteoartrite, disfunções fisiológicas e da coluna vertebral, câncer, prejuízo na qualidade de vida e diminuição da expectativa de vida.

 

Amplie a visão
Obeso saudável (parte visível do iceberg) é aquele cujo tecido adiposo está tamponando (prevenindo) os distúrbios metabólicos, ou seja, tem maior tolerância ao excesso de energia disponibilizado indevidamente ao corpo (alimentação inadequada). Isso é uma variação individual, assim como o risco de desenvolver as doenças mencionadas acima e outras. Manter-se com o peso normal, com dieta adequada e praticando exercícios (que confrontam a inflamação), significa muito mais do que atender uma imposição estética da sociedade.

 

Informação
O fato é que para todos os problemas há soluções oferecidas por aproveitadores inescrupulosos. Para a obesidade não é diferente, com os numerosos produtos e serviços oferecidos. As pessoas obesas precisam de informações confiáveis e de políticas públicas para que a progressão do problema seja contida. Você leitor privilegiado deste jornal/revista certamente tem discernimento e capacidade para autogestão do peso corporal e da saúde com orientação de profissionais sérios.

 

O conceito de obeso saudável existe há 70 anos e tem sido desmentido.

 

Publicidade

Veja também