Munícipes realizam exames na Praça Nove de Julho

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 28/11/2017
Horário 12:36
José Reis
José Reis

Com o início da campanha Fique Sabendo em todo o país, os munícipes de Presidente Prudente tiveram a oportunidade de realizar testes de HIV e sífilis, na ação que ocorreu ontem, na Praça Nove de Julho. O exame é simples, similar ao teste de glicemia, e dura apenas 20 minutos, incluindo o pré e o pós-atendimento. A tenda montada na praça continua hoje e amanhã, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já na quinta e sexta-feira, o atendimento segue em uma unidade móvel, com o mesmo expediente, no calçadão do campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

O primeiro a fazer o teste na tenda montada no centro foi o aposentado Hilton Nogueira Ferreira, 78 anos, que realiza exames de saúde frequentemente, por incentivo do filho. Ele acredita ser importante a prevenção para que, em caso de resultados positivos, iniciar o tratamento o mais rápido possível. “Se tivermos alguma coisa precisamos saber. Sempre dá negativo, mas não vou parar de examinar sempre que possível”, declara.

Enquanto passava pelo centro, a professora Jéssica Gonçalves Dias, 28 anos, aproveitou para realizar o teste, que já era uma vontade antes, mas que sempre era deixada de lado devido à correria do dia a dia. Desta forma, a agilidade no atendimento é considerada pela professora como um ponto positivo da campanha. “Gostei da ideia, porque facilitou o teste. Acho importante ter isso para as pessoas com exames desatualizados, as que andam desprevenidas, e também as que não têm tempo”, afirma.

A prevenção é um assunto levado a sério pelo aposentado Manoel Bonfim Queiroz, 69 anos, que realiza exames de saúde todos os anos, para antecipar problemas com HIV, mas também diabete, pressão alta, próstata, entre outros. Relata que já perdeu amigos por conta do tabu em torno deste tipo de assunto e, por isso, busca se precaver. “Todos precisamos nos prevenir. Os exames são simples, não entendo como ainda tem gente que morre por causa de medo ou vaidade. É só a pessoa se esforçar um pouco mais para cuidar da saúde”, pontua.

Publicidade

Veja também