Museu do esporte

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 20/04/2024
Horário 04:44

A reunião pública de criação do museu do esporte esteve entre as mais expressivas da última década na Câmara Municipal, com as presenças de pessoas que ajudaram e continuam ajudando na construção da história de revelações e conquistas em várias modalidades.

ACERVO E MEMÓRIA
A lei aprovada no final do ano passado usa o nome Acervo e Memória do Esporte de Presidente Prudente e determina que a sua instalação e gestão seja junto ao Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto.

ELITE DO BASQUETE
A iniciativa é do vereador Professor Negativo (Republicanos), que jogou basquete pela Associação Mathilde Zacharias e que esteve na elite masculina do Estado, ao mesmo tempo em que a Prudentina era da elite feminina.

JUNÇÃO DE FORÇAS
Demerson da Saúde (Republicanos) ajudou a organizar a reunião com a contribuição de Constantino Alves de Azevedo Junior, mais conhecido como Pingo e que foi jogador do Corinthians de Prudente. A vereadora Miriam Brandão (PSD) esteve presente.

GRANDE PRECISÃO
O histórico gestor esportivo, jornalista e professor Antonio de Figueiredo Feitosa fez o pronunciamento mais cirúrgico da noite de quinta-feira (18), começando por dizer que há enorme diferença entre a proposta de construção e a realidade.

NO RETROVISOR
No entanto, se colocou como motivador da ideia alimentada há anos, conforme ocorreu nos anos 1990 com o Panathlon Clube de Presidente Prudente: uma espécie de Rotary ou Lions exclusivo do esporte e que existe pelo mundo afora.

REAL ATENÇÃO
Feitosa chamou a atenção para grande resposta dos desportistas, que atenderam o convite e compareceram em massa. O que, no seu entender, merece a real atenção dos vereadores para fazer com que a lei seja cumprida. 

TRÊS MOTIVOS
O que faz o experiente consultor esportivo acreditar na efetiva instalação do museu é a lei; é o fato de estar vinculado ao tradicional museu; e a possibilidade dos vereadores destinarem recursos através de emendas impositivas.

FORA DO PROCOLO
Em quebra de protocolo, a empreendedora Selma Dias, irmã do vereador Demerson, ocupou a tribuna para dizer que iniciou a sua trajetória de trabalho como guarda mirim na TV Bandeirantes de Prudente.

PRÁTICA DO BEM
O diretor era o Feitosa, que atuou como um segundo pai e lhe deu vários direcionamentos para a vida. Lembrou que sua irmã passou mal e quando foi pedir para se ausentar do trabalho, recebeu um cheque em branco para pagar os serviços de saúde.

FALAS NA TRIBUNA
As demais falas utilizando a tribuna foram as do cronista Luís Semensati; empresário Pérsio Isaac; coronel Augusto Cunha; professor Sérgio Cesário; Dr. Roberto Lopes; presidente do Tênis Clube, Cremilson ´Montanha”; e o paratleta Digão. 

FORA DA AGENDA
Em sua estada ontem em Prudente, para receber o título de Cidadão Prudentino, o ministro do Emprego e Trabalho, saiu da agenda para visitar, de manhã, a Câmara Municipal. A homenagem foi à noite na Casa do Advogado. 

Publicidade

Veja também