Museu guarda "histórias” e outras tantas curiosidades sobre Presidente Prudente

Neste local é possível encontrar “itens" significativos sobre a cidade, mas, que muitas vezes, passa despercebido pelas pessoas; espaço é aberto ao público de terça à sexta-feira e recebe visitas de várias pessoas, principalmente de alunos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 15/09/2016
Horário 08:00
 

A história de um município, sua fundação, os primeiros habitantes, a economia predominante de determinado período, fatos marcantes, lazer, documentos, entre outras curiosidades podem ser conhecidas dentro de um museu. Neste local é possível encontrar "coisas", sensacionais. E, em Presidente Prudente o patrimônio cultural está aberto, de terça a sexta-feira, à disposição da população. No entanto, apesar do prédio estar localizado em uma das principais avenidas da cidade, muitas vezes, passa despercebido pelas pessoas.

Mas, de acordo com Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora da instituição, o público ainda assim, é bom. Especialmente o escolar que é assíduo em suas visitações.

Segundo a responsável pelo local, é importante salientar a presença, durante o ano todo, de unidades de ensino da região, como Álvares Machado, Martinópolis, Pirapozinho, Presidente Venceslau, Santo Anastácio, entre outras. Universitários e pessoas que estão se preparando para concursos também procuram muito a instituição para pesquisas.

Jornal O Imparcial Carro de bombeiros, o "Perereco" e máquina de compactar ruas

"A modernidade também faz parte da história e aqui mantemos o Infocentro com dez computadores disponíveis para o público. Museus são importantes, pois guardam, conservam e preservam a história, a memória de um lugar, de um povo, etc. E com isso é possível transmitir para as gerações futuras, como era e quão importante foi e é a evolução, de que maneira ela ocorreu...", explica Valentina.

 

Documentação histórica

Segundo Valentina, com as pesquisas para as gravações do filme "Histórias & Estórias - cem anos - Presidente Prudente", com direção do cineasta Vicentini Gómez, que será lançado no ano que vem, o material relacionado à história do município que chegou a menos tempo no local foi o acervo documental com partituras, fotografias, entre outros itens, do maestro Francisco Fortunato. E também, documentação sobre a história do Tênis Clube.

Na área de pesquisa, o museu conta com acervo do jornal O Imparcial (1937); mais de 1 mil mapas e plantas de Prudente, desde que era uma fazenda; toda documentação do município, desde 1917; mais de 10 mil LPs; mais de 5 mil arquivos fotográficos, tudo digitalizado; biblioteca histórica; os primeiros jornais A Voz do Povo (1926); Correio da Sorocabana, da década de 30; exemplares de revistas da cidade e também nacionais, entre outros arquivos.

 

Relíquias

A unidade oferece ainda, exposições temáticas com peças das décadas de 1960, 70 e 80 que não são tão antigas assim, mas muitas pessoas, especialmente jovens e crianças não conhecessem como: mimeógrafo, que é uma espécie de copiadora utilizada na impressão de provas nas escolas (1980), antes das impressoras matricial e a laser; secador de cabelos doméstico (1960); máquina de tecer (1970), filmadora (1960), máquina fotográfica polaroid (1970), toca fitas de rolo (1950), videogame Atari; ampliador fotográfico (1960); projetor de slides, entre outros.

"Estes objetos nem são tão antigos assim, mas perderam seu valor com a modernização, com os avanços tecnológicos. E é importante que as pessoas, principalmente nossas crianças e jovens saibam da importância que eles tiveram", salienta.

Momentos saudosistas podem emocionar os mais velhos no museu, antes mesmo de adentrá-lo, onde no jardim estão um carro de bombeiros antigo, conhecido como "Perereco" e uma máquina de compactar ruas, que chamam a atenção.

O antes e depois de prédios e lugares históricos da cidade, também podem ser vistos na exposição fotográfica de Marcos Sanches, emprestada para a instituição, e que no momento está na Fatec (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

"Montamos também no jardim, uma mostra muito bonita de painéis gigantes, que trazem pontos históricos como a primeira capela, primeira escola, o primeiro hospital, a Santa Casa . Outra que homenageia a cada mês, um dos prefeitos que tivemos. Enfim, aqui, temos muita história de vida, dos prudentinos!", exclama Valentina.

 

Reforma

Como já publicado, no momento, o museu passa por reformas para substituição do forro, iluminação, pintura interna e externa. Mas, as demais áreas, como de cursos, pesquisas estão funcionando normalmente. "Esperamos em nossa reinauguração, que além do nosso público escolar, os pais tragam seus filhos para conhecerem e aprenderem um pouquinho sobre a nossa cidade. Principalmente, porque no ano quem vem completamos 100 anos de história", convida Valentina.

 

SERVIÇO

A visitação gratuita ao Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto pode ser feita de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto fica na Avenida Manoel Goulart, 2.415, na Vila Santa Helena.

 
Publicidade

Veja também