Mutirão: uma forma de proporcionar qualidade de vida aos pacientes

EDITORIAL -

Data 03/03/2023
Horário 04:15

O Imparcial trouxe com destaque que médicos ortopedistas realizaram, no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, uma triagem com pacientes que poderão ser atendidos pelo projeto de combate à escoliose “Mude a Curva”, a ser realizado, possivelmente, nos dias 19, 20, 23 e 24 de maio, na unidade hospitalar. O projeto é uma iniciativa da ONG (organização não governamental) BSSG (Brazilian Spine Study Group) e contempla a realização de procedimentos cirúrgicos de deformidade na coluna de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Mais de 30 médicos ortopedistas renomados em nível nacional e internacional participarão do processo.
Iniciativa plausível que merece todo o destaque e nossos aplausos. Esse projeto diminui a espera pela cirurgia de escoliose através do SUS (Sistema Único de Saúde), com mutirões realizados por médicos especialistas.
Vale ressaltar que a prioridade das cirurgias recai em casos de escoliose em crianças e adolescentes devido a menor complexidade do procedimento nesta faixa etária. E ainda que o médico ortopedista Flávio Porto foi a ponte da vinda do projeto para Presidente Prudente. De acordo com Porto, participarão entre 30 e 40 médicos do mutirão em Presidente Prudente, dois deles de Lima, no Peru.
Aqui, ficamos na torcida para que dê tudo certo para esse mutirão e que muitos outros possam acontecer. O projeto Mude a Curva @mude_a_curva é um movimento filantrópico conduzido pelo BSSG, que objetiva operar crianças carentes da fila do SUS com deformidades vertebrais. É uma oportunidade para proporcionar qualidade de vida para todos que convivem com a escoliose. 
 

Publicidade

Veja também