Na classe open, Kumizaki garante prata no 28º Pan-Americano Sênior

Com um bicampeonato individual no currículo, obtido em 2010, em Quito, no Equador, e 2011, em Guadalajara, no México, Kumizaki não conseguiu alcançar o pódio de sua categoria.

Esportes - Jean Ramalho

Data 03/06/2014
Horário 03:37
 

Enquanto os olhos da nação estão voltados aos 23 comandados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, Felipão, que disputarão a Copa do Mundo de futebol, a seleção brasileira de caratê fez bonito durante a 28ª edição do Campeonato Pan-Americano Sênior. Realizada em Lima, no Peru, entre quinta-feira e sábado, a competição resultou no bicampeonato do país no torneio, com 11 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze. Dentre os medalhistas, a carateca Valéria Kumizaki, de Presidente Prudente, garantiu uma prata, pela categoria open, na modalidade kumitê (combate).

Jornal O Imparcial Na capital peruana, carateca de PP ficou ainda em quinto lugar na classe até 55 kg, no kumitê

Com um bicampeonato individual no currículo, obtido em 2010, em Quito, no Equador, e 2011, em Guadalajara, no México, Kumizaki não conseguiu alcançar o pódio de sua categoria. Competindo na classe até 55 kg (quilos), a prudentina estreou com vitória, sobre a venezuelana Genesis Navarrete por 1 a 0. No segundo duelo, a carateca superou a chilena Jessy Reyes Contreras. No entanto, caiu ante a norte-americana Robinson Brandi na semifinal também por 1 a 0.

Com o desempenho, Kumizaki terminou na quinta colocação de sua classe. Por sua vez, outra brasileira, a carateca Rayane Lopes, ficou com a prata na mesma categoria ao ser derrotada por Robinson Brandi na final por 7 a 1.

Para tentar se redimir, a prudentina entrou no tatame ainda pela classe open. Em sua estreia, Kumizaki derrotou Valéria Echever, do Equador, por 1 a 0. Sua segunda vitória veio contra Karina Alexandra Diaz Medina, da República Dominicana, pelo expressivo placar de 5 a 1. Pelas quartas de final, superou a mexicana Merillela Arreola pelo marcador de 1 a 0.

Na semifinal, Kumizaki voltou a lutar contra uma norte-americana. Contudo, desta vez, a brasileira foi superior e venceu Cheryl Murphy por 1 a 0. Em contrapartida, na grande decisão, o poder de fogo da prudentina não foi suficiente para derrubar a equatoriana Jaqueline Factos, que ficou com o ouro após vencer o combate pelo placar de 9 a 1.

 

Números do país

Campeã na edição de 2013, disputada em Buenos Aires, na Argentina, a seleção brasileira assegurou o segundo título consecutivo do torneio, organizado pela PKF (Federação Pan-Americana de Caratê, na sigla em inglês). No total, os brasileiros subiram 11 vezes no pódio. Foram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze. Com 14 medalhas, a Venezuela ficou em segundo, com três ouros, seis pratas e cinco bronzes. Na terceira posição, a República Dominicana conquistou três ouros e dois bronzes.

Supervisionada pela CBK (Confederação Brasileira da modalidade), a delegação brasileira foi representada por 28 caratecas. Atualmente, Kumizaki figura na sétima colocação de sua categoria, conforme o ranking da WKF (Federação Mundial da modalidade, na sigla em inglês), com 2.029,5 pontos.
Publicidade

Veja também