Na reta final do tratamento contra leucemia, prudentina apresenta monografia de forma virtual

Ana Beatriz Bazan Rollo, 22 anos, nesta semana, recebeu a nota máxima pelo projeto de conclusão do curso de Direito; “plano agora é focar para voltarmos à minha rotina”

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 06/12/2020
Horário 15:00
Foto: Arquivo pessoal
Apresentação da monografia ocorreu de dentro do hospital nesta semana
Apresentação da monografia ocorreu de dentro do hospital nesta semana

Em setembro, O Imparcial contou a história da prudentina Ana Beatriz Bazan Rollo, 22 anos, que começou uma jornada em busca da doação de medula óssea. Com uma rotina, à época, dividida entre os estudos no curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário e os tratamentos da leucemia, hoje ela se vê escrevendo um novo capítulo dessa história de superação e determinação: a aprovação, com nota máxima, da monografia, trabalho apresentado de dentro do quarto do hospital em que ela realiza o tratamento, nesta semana. “Agora que finalizei essa etapa, vou focar apenas no meu tratamento, que acabará no final do mês, para que, assim, eu volte ao meu estágio em busca de mais aprendizados e, também, focar no exame da ordem para o ano que vem”.

Para quem não se recorda, ou não conhece a história de Ana, em setembro, este diário noticiou que o tratamento ocorria em São Paulo e que o organismo dela respondia muito bem, com poucos efeitos colaterais. E, de lá, ela participava diariamente das aulas junto à sua turma do oitavo termo, com auxílio da tecnologia. “Desde o começo da graduação, a gente pensa como será nosso tema de monografia, a cada assunto interessante que aprendemos nas aulas pensamos se poderia ser esse o tema, e, para mim, não foi diferente”.

Ela lembra ainda que desde que começou o trabalho, pensava no dia da apresentação, com uma sala cheia de pessoas que ama e que estariam ali junto com ela. “Jamais imaginei a atual situação inusitada, entretanto, o sentimento de amor e carinho por todos os que se fizeram presentes - família, amigos, orientador e bancas - foi o mesmo! Inexplicável o sentimento acolhedor de apoio!”.

Aprendizados para toda a vida

A monografia, que teve o tema: “Da compatibilidade, necessidade e regulamentação da cadeia de custódia da prova no sistema acusatório brasileiro”, teve a nota máxima conquistada, mas, além disso, recebeu ainda um convite para compor o acervo geral da biblioteca, notícias que dão ainda mais motivação e força para a jovem. “Isso me ensina que aborrecimentos rotineiros, que tinha antigamente, são coisas muito rasas. Hoje em dia, com certeza sou uma nova mulher, que não me deixarei aborrecer por coisas simples, me ensinou a ter muita força. O plano agora é focar para voltarmos à minha rotina, com muitos amigos, estudos e aprendizados!”.

Reta final do tratamento

O tratamento está ótimo e em fase final. Ana ressalta que não existe mais a doença no organismo dela, desde setembro, de forma que as quimioterapias de agora são chamadas de “consolidações” e servem para que a doença não retorne no futuro. Por fim, a mais nova aprovada no curso de Direito deixa um agradecimento especial para o professor e coordenador do curso, Sérgio Tibiriçá, a pró-reitora Maria Inês Toledo Pennachi, por terem a incentivado e apoiado à continuidade do curso, bem como o orientador Matheus da Silva Sanches.

Seja você também um doador de medula. Os requisitos são:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade;

- Estar em bom estado geral de saúde;

- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;

- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também