“Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te” (Apocalipse 3, 16)
Começo a crônica com um versículo bíblico não porque eu quero pregar a Palavra ou te convencer de uma religião ou outra, mas pelo simples fato de que esta é uma das verdades mais absolutas do universo: ou você toma conta de sua vida e se posiciona ou outros o farão.
Propósito difícil de cumprir? Muito! Eu mesmo já admito que não consigo ser 100% posicionado. Pelo contrário, vivo sendo cobrado para me posicionar em várias situações e sempre estou lutando com uma ou outra decisão a tomar.
E imagino que o medo que eu tenho seja o seu também. Tenho certeza de que você já teve muita vontade de dizer publicamente um monte de pensamentos, dores, críticas e alegrias, mas teve receio do que o mundo iria achar, pensar ou julgar.
Mas o bom disso é que nos últimos anos eu também evoluí neste quesito e muito deste avanço se deve por compreender que de fato precisamos mostrar à sociedade não só quem somos, mas como pensamos e como queremos ser tratados.
Não se posicionar traz uma série de consequências ruins e uma delas é deixar que as pessoas tomem conta de sua vida ou que tomem seu lugar no mundo. Em outras palavras, não se faça de vítima quando não conseguir o que quer. Primeiro veja se o problema não foi você que não teve coragem de seguir e também não chore em posição fetal se toda hora enchem sua cabeça de cobranças.
Libertar-se da falta de posicionamento é incrível e muito mais que isso saudável porque te economiza horas importantes na terapia! Há um mundo maravilhoso te esperando sem que você tenha que ficar se escondendo, ainda te ajudará a criar uma conexão muito maior com as pessoas.
Quando dou aula sobre engajamento nas redes sociais, esta é uma das principais lições aos empresários que querem crescer no digital: a internet gosta de pessoas autênticas e a comunidade que se forma em torno do seu perfil não está ali à toa. Alguns sim, caíram de paraquedas, mas a grande maioria te segue pelo que você é e vou contar um segredo: elas querem que você se exponha mais e esteja mais ao lado delas do que de quem não está na sua vibe! Você entende isso?
A real é que você não é mesmo uma coxinha para gradar todo mundo, mas terá respeito de todos se de fato se posicionar e se nessa viagem houver algumas pessoas que irão te odiar, agradeça. Ter alguns inimigos na vida faz e te coloca sempre em posição de jogo. Desconfio muito daqueles que dizem que só tem amigos, que todo mundo o ama e por aí vai. Ou é mentiroso ou não entendeu nada da vida.