Nascido em Prudente, João Pedro Prudêncio almeja carreira vitoriosa no tênis 

Na procura de deslanchar em Santos, jovem de 15 anos venceu recentemente Abierto de Rakiura, em Luque no Paraguai, no individual e nas duplas, com Pedro Longobardi

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 05/05/2023
Horário 08:09
Foto: Fernanda Azevedo D'Addezio
Prudêncio almeja conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade estadunidense para se dedicar somente à prática do esporte
Prudêncio almeja conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade estadunidense para se dedicar somente à prática do esporte

No top 50 do Ranking Nacional Juvenil da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) na categoria masculino sub-16, o jovem tenista João Pedro Benicasa Boigues Prudêncio, de apenas 15 anos, sonha alto em sua trajetória no tênis, esporte que atingiu o ápice de sua popularidade no Brasil ao final da década de 90 e começo dos anos 2000 com Gustavo Kuerten, o Guga, que venceu o Aberto de Roland Garros (1997, 2000, 2001), na França, em três ocasiões e figurou no topo do ranking da ATP (Association Tennis Professionals) por 43 semanas. Antes de Guga, Maria Esther Bueno, na vanguarda do tênis no Brasil, tripudiou sobre a grama de Wimbledon (1959, 1960, 1964) e foi tetra do US Open (1959, 1963, 1964, 1966).
Já o jovem Prudêncio, como é conhecido no esporte por companheiros de treino, é nascido em Presidente Prudente, criado em Campo Grande (MS) desde o nono dia de sua vida, porém é em Santos (SP), onde, mais recentemente, o possível prospecto com raízes prudentinas está procurando deslanchar na modalidade, com treinos diários no Tênis Clube de Santos. 

“QUANDO EU TINHA 5 ANOS COMECEI A JOGAR. FUI JOGANDO, JOGANDO E JOGANDO. HOJE JÁ ESTOU COM 15, NÉ? COMECEI A SAIR PARA JOGAR. MUDEI PARA SANTOS NO FINALZINHO DE FEVEREIRO DESTE ANO. É ONDE ESTOU TREINANDO PARA DISPUTAR OS TORNEIOS. POR AQUI, TREINO JUNTO A MAIS 15 PESSOAS”
João Pedro Benicasa Boigues Prudêncio

“Quando eu tinha 5 anos comecei a jogar. Fui jogando, jogando e jogando. Hoje já estou com 15, né? Comecei a sair para jogar. Mudei para Santos no finalzinho de fevereiro deste ano. É onde estou treinando para disputar os torneios. Por aqui, treino junto a mais 15 pessoas”, conta o jovem tenista, que nutriu amor pelo esporte a partir de seu pai, Rodrigo, e de seu avô, José Ricardo Prudêncio.
Na sua primeira participação num torneio sul-americano, no mês passado, Prudêncio venceu a categoria sub-16 no individual e nas duplas, junto ao parceiro Pedro Longobardi, no Abierto de Rakiura da APT (Associación Paraguaya de Tennis), em Luque, no Paraguai. “Esse foi o primeiro torneio que disputei. Foram vários jogos muito difíceis com outros atletas melhor ranqueados do que eu. Porém, tudo foi um grande desafio: consegui sair por cima”, relata o jovem. 
O objetivo do adolescente João Pedro Prudêncio é ser um tenista profissional. Ele almeja conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade estadunidense para se dedicar somente à prática do esporte. “O Estados Unidos é meu foco”. 



 



 

Publicidade

Veja também