Neste domingo tem início período do Advento

Conforme o padre Rodrigo Gomes de Moreno, “é um tempo de espera, um tempo de esperança, de expectativa e de renovar da fé. A espera por Aquele que há de vir”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/11/2022
Horário 04:35
Foto: Dirce Bonfim e Eloi Cruz/Pascom Santuário Nossa Senhora do Carmo
Neste mesmo dia em que marca início do Advento também começam a montagem das árvores de Natal e do presépio
Neste mesmo dia em que marca início do Advento também começam a montagem das árvores de Natal e do presépio

Neste dia 27 tem início para os cristãos católicos o Advento, período este, segundo explica o pároco do Santuário Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente, Rodrigo Gomes de Moreno, que engloba os quatro domingos que antecedem o Natal, o nascimento de Jesus. “É um tempo de espera, um tempo de esperança, de expectativa e de renovar da fé. A espera por Aquele que há de vir”, destaca o sacerdote.
Conforme padre Rodrigo, a Igreja Católica celebra a liturgia neste tempo realmente se preparando para a grande festa do nascimento do Salvador Jesus Cristo. “E a cada domingo trazemos este anúncio por meio dos profetas, da anunciação do anjo, por meio exatamente dessa preparação que realizamos para a grande solenidade do nascimento de Jesus Cristo!”, exalta.
As missas do tempo do Advento, segundo padre Rodrigo, tem o cântico de Glória, o Hino de Louvor omitido, para que possam novamente entoá-lo na noite de Natal. “É com grande alegria que esperamos o nosso Salvador. Todos nos revestimos como uma grande manjedoura que está ali se preparando para receber o Menino Deus”, acentua.

Observe-se

De acordo com padre Rodrigo, o tempo do Advento compõe essa expectativa e por isso requer também atitudes de cada um. Atitudes de observância daquilo que pode melhorar em si mesmo, do que pode também auxiliar no próximo tendo um coração solidário. “E fazendo com que o maior presente seja um coração que saiba amar, perdoar, ser misericordioso com o próximo. Tudo isso compõe realmente este período de grande graça dentro das celebrações litúrgicas da nossa igreja”, ressalta o religioso.

A árvore da vida

Muitos católicos, neste mesmo dia em que marca o início do Advento, também começam a montagem das árvores de Natal e do presépio. Padre Rodrigo explica que a árvore é simbólica, não é aquela que é destinada a dar frutos. E o presépio é uma grande tradição de São Francisco de Assis para que de uma forma didática pudesse catequizar. 
Padre Rodrigo explica que na observância de cada personagem bíblico, onde a centralidade é o Menino Jesus ladeado de Maria e José, de fato cada um deve saber realmente como acolhê-lo neste Natal. Olhar para tudo aquilo que realmente está a buscar. Fazer se multiplicar a árvore da vida. 
“Se antes [se olharmos lá para o livro de Gênesis] a árvore conduziu Eva para fora do paraíso, a árvore da vida que é o próprio Cristo nos dá novamente o paraíso. Nos dá novamente a salvação. Então, saibamos ser multiplicadores dessa árvore da vida onde o próprio Cristo, o próprio Deus se faz em cada um de nós. Natal não é um dia, Natal é uma pessoa, é atitude de amor e de paz!”, pontua o sacerdote do Santuário de Nossa Senhora do Carmo.  

Foto: Dirce Bonfim e Eloi Cruz/Pascom Santuário Nossa Senhora do Carmo

Padre Rodrigo: “Natal não é um dia, Natal é uma pessoa, é atitude de amor e de paz!”

Publicidade

Veja também