Neuza Gibim - Opinião

OPINIÃO - Neuza Gibim

Data 02/03/2019
Horário 05:45

Você sabia que todos nós temos um método individual para aprender melhor? Eu explico. Quando você precisa entender algum assunto, seja na escola, na faculdade ou até mesmo no mercado de trabalho, você vai em busca de referências sobre o objeto de estudo. Não é mesmo?

Mas, para apropriar-se destas novas aprendizagens é preciso estudar, elaborar um plano, traçar um caminho, que chamamos de metodologia. É aqui que paramos para analisar: Qual é o seu perfil de aprendizagem? Como aprende melhor? De que forma?

Vamos lá: posso te ajudar. Tenho relato de alguns alunos que, em contato com o conteúdo acadêmico, utilizam-se apenas da leitura, por acreditarem que essa habilidade, por ser mais rápida, pode ser a mais eficaz. Na verdade, 80% dos estudantes universitários pensam assim, mas sabendo que aprendemos de forma única e particular, é preciso estabelecer um contrato de conhecimento antecipado das diferentes metodologias para que possamos encontrar nosso caminho, nosso percurso e nossa metodologia.  Então, por que é importante cada indivíduo saber qual o melhor método de aprendizagem?

Ora, justamente para entender melhor. Em outras palavras, quando utilizamos um método incompatível com o nosso perfil, podemos não manter a mesma capacidade de assimilação do conhecimento, prejudicando, assim, nosso desempenho e resultados.

É preciso conhecer as diferentes estratégias de aprendizagem, que, aliás, não são intuitivas. Experimente ler, escrever, trocar experiências, construir mapas mentais e até rabiscar. Não importa a forma e sim que você esgote todas as possibilidades e acima de tudo, utilize todo seu potencial.

Publicidade

Veja também