No Augusto de Paula, moradores apontam demora para consultas

PRUDENTE - André Esteves

Data 23/07/2017
Horário 15:38
José Reis, Pedro da Luz: “Se for grave, a pessoa vai morrer esperando”
José Reis, Pedro da Luz: “Se for grave, a pessoa vai morrer esperando”

No Conjunto Habitacional Augusto de Paula, localizado na zona norte de Presidente Prudente, moradores solicitam melhorias no serviço prestado pela ESF (Estratégia de Saúde da Família) “Engenheiro Jólio Martin”. A dona de casa Maria de Lourdes Sales, 33 anos, é a favor da ampliação do quadro de médicos oferecido pela unidade, com o objetivo de acelerar a realização de consultas e reduzir o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento de fato. Segundo ela, a equipe é composta apenas por um clínico geral, responsável por abarcar uma demanda grande de munícipes. Para Maria de Lourdes, a equipe deveria ser reforçada com profissionais da pediatria e ginecologia, a fim de melhor atender as mulheres e as crianças.
O aposentado Pedro da Luz, 63 anos, e a dona de casa Elza Barbizan da Luz, 57 anos, também acreditam que deveria haver maior celeridade no agendamento de consultas. “Certa vez, eu estava com o pé torcido e precisei esperar dois meses até ser atendido. No meu caso, não era sério, mas se a pessoa estiver com algum problema grave, vai morrer esperando”, relata Pedro. Já o aposentado José Jesus de Oliveira, 62 anos, pondera que a necessidade de encaminhamento faz com que “os pacientes sejam jogados de uma unidade para a outra” e, com isso, “o atendimento não chegue a lugar nenhum”.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que o modelo de atenção básica adotado no Augusto de Paula é o de Estratégia de Saúde da Família, que visa o atendimento integral a toda a família por meio do médico generalista, o qual conta com o apoio de uma equipe multiprofissional. “É garantida, desta forma, a integralidade no cuidado, com foco prioritário na educação, saúde, mudança de hábito de vida, promoção e recuperação, evitando principalmente os agravos que acometem a população por se tratar de uma região vulnerável com muitos problemas sociais e de saúde pública”, expõe.
A pasta informa que o horário de atendimento normal da unidade é das 7h às 17h, contudo, percebeu-se a necessidade de prolongar o atendimento das 17h às 22h. Sendo assim, foi implantado na ESF o regime de Atendimento Estendido, que tem como propósito assegurar aos cidadãos o atendimento emergencial e viabilizar maior tempo para a equipe dos trabalhos da Educação em Saúde.
Referente ao agendamento, a secretaria esclarece que há um cronograma preestabelecido, tendo consultas garantidas semanalmente às crianças, gestantes, acamados e os grupos de doentes crônicos. Já o agendamento de pacientes que não se enquadram nesses grupos é realizado todas as terças-feiras, durante o dia inteiro. “Esse procedimento não contempla demandas urgentes, visto que, tanto no período normal quanto no estendido, a unidade atende todas as demandas espontâneas”, completa.
A Sesau pontua que, em caso de necessidade de encaminhamento, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos jardins Guanabara e Belo Horizonte e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) servem de apoio e referência.
 
Cras 
Conforme o Departamento de Proteção Básica da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Augusto de Paula opera com exclusividade o Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que tem por foco o trabalho preventivo junto às famílias, buscando fortalecer sua junção protetiva e prevenindo a ruptura de vínculos. “O território é caracterizado pela vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação, ausência de renda, violações de direitos, acesso precário aos serviços públicos, fragilização de vínculos familiares, membros da família dependentes de substâncias psicoativas, baixo índice de escolaridade e dificuldade para ingresso no mercado de trabalho”, lista.
A repartição expõe que os serviços são desempenhados por uma equipe composta por três profissionais de nível superior e três de nível médio, um cadastrador e um profissional de serviços gerais. A unidade atende a população de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na Rua Gilberto Janota Mele, 539.

SERVIÇO
A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.
 

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