Nutricionista alerta sobre males dos temperos prontos

Patrícia Zacharias cita que “eles têm quantidades excessivas de sal, conservantes e outros aditivos que podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, e até mesmo câncer”

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 22/05/2022
Horário 09:15
Foto: fREEPIK
Temperos naturais conferem sabor ao prato e trazem benefícios à saúde
Temperos naturais conferem sabor ao prato e trazem benefícios à saúde

Com a falta de tempo na correria do dia a dia, muitas são as pessoas que acabam comprando temperos prontos para facilitar o preparo das refeições. No entanto, estes produtos possuem substâncias que podem ser nocivas, fazer mal para a saúde. É que explica a nutricionista de Presidente Prudente, Patrícia Zacharias. “Estes produtos industrializados têm quantidades excessivas de sal, conservantes e outros aditivos que podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, e até mesmo câncer”, expõe.
Segundo a especialista, além do excesso de sal, muitos temperos levam sais realçadores de sabor, como o glutamato monossódico inosinato dissódico e guanilato dissódico. “Esses temperos prontos devem ser usados esporadicamente. Ou seja, não fazer parte do dia a dia na nossa cozinha. Eles também possuem grande quantidade de gordura, açúcar, glutamato monossódico. Então, realmente as substituições pelos naturais são importantíssimas”, acentua Patrícia.
A nutricionista aproveita e dá algumas sugestões de temperos naturais que deixarão a comida, além de mais gostosa, saudável. “Podemos trocar os temperos prontos por vários naturais como alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, pimenta, cúrcuma ou açafrão, orégano, páprica, manjericão, hortelã, e muitos outros”, frisa ela.
Dois temperos que Patrícia enfatiza que são muito importantes de serem incluídos na alimentação substituindo os temperos prontos são a cúrcuma ou açafrão e o gengibre. Conforme Patrícia, com uma dieta correta, o gengibre ajuda até no emagrecimento. Isso porque eles contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico. 
“O gengibre é um importante anti-inflamatório e o açafrão um poderoso antioxidante, então, os dois são muito importantes para serem incluídos na alimentação. A cúrcuma também ajuda no tratamento de alguns cânceres, retarda o processo de envelhecimento, combate a doença de Parkinson e Alzheimer, porque ela é antioxidante. Sem dúvida são dois temperos que devemos incluir no arroz, frango, peixe”, destaca a nutricionista.  

Temperos naturais

*CEBOLINHA: contém vitamina A e C, potássio, cálcio, fósforo, tem propriedade antioxidante, ajuda na digestão, melhora a circulação sanguínea. 

*COENTRO: possui potássio, ferro, vitamina A e C, é antioxidante, tem óleos essenciais que ajudam na digestão e é usado ainda como antitérmico (ajuda a febre diminuir).

Foto: O Imparcial

*HORTELÃ: contém vitaminas A, B e C, minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, age como descongestionante e sua infusão é muito indicada para auxiliar no tratamento da gripe. 

*MANJERICÃO: têm vitaminas A e C, cálcio, potássio, antioxidante, é bom para combater vômito, cólicas e diarreia. 

Foto: O Imparcial

*ORÉGANO: possui óleo essencial, vitamina A e C, cálcio, potássio, estimula as funções gástricas e biliares e auxilia na má digestão. 

*SALSINHA: contém vitaminas A, B3 e C, minerais como cálcio, ferro (muito boa para anemia) e potássio, auxilia os sintomas da bronquite, asma e no tratamento do reumatismo. Além de auxiliar na limpeza dos rins. “Ela é bastante diurética. Muito importante quando a pessoa está com edema, inchaço, tomar o chá feito ou comê-la na salada”, diz a nutricionista. 

*SÁLVIA: têm vitaminas A, C e E, magnésio, ferro e cálcio, é antioxidante, reduz flatulências, ou seja, gazes, e tem ação anti-inflamatória.

Foto: O Imparcial


Dê preferência à pimenta fresca para dar aquele sabor mais picante nos alimentos

Foto: Reprodução


Patrícia Zacharias orienta substituir os temperos prontos pelos naturais

Publicidade

Veja também