O contador “digital”    

OPINIÃO - Luana Santos Mateo

Data 10/06/2022
Horário 05:00

Dois anos pandêmicos assolam o planeta. A economia mundial oscilou, as formas de trabalho, estudos e entretenimento mudaram. Tudo mudou!
E o contador? Inúmeras profissões se reinventaram, e a profissão contábil não foi diferente.
O contador sempre foi identificado como aquele que lida com as demandas burocráticas e com as exigências do fisco, contratado apenas para as operações de atividades gerenciais, como gerar um balanço patrimonial, balancetes periódicos, demonstração do resultado do exercício, índices e outros relatórios. Contudo, juntamente com o auxílio da tecnologia, essa vertente se alterou consideravelmente, diferenciando a performance do contador para atendimento às conformidades que sempre estiveram tão presentes na rotina.
Mas onde fica o objetivo da contabilidade, que é fornecer informações úteis em tempo hábil para influenciar no processo de tomada de decisão? De que adianta a informação chegar após a decisão de contratar pessoas, comprar estoques, investir em maquinário e contrair dívidas já ter sido tomada?
A tecnologia na área contábil automatizou os processos para as entregas fiscais, legais e operações gerenciais, proporcionando uma sobra de tempo para que o contador desempenhe o seu papel principal dentro das empresas: participar do processo de tomada de decisão.
O contador digital reconhece que as suas habilidades vão além das entregas burocráticas e deveres com as obrigações fiscais. Ele assume que há uma demanda que requer habilidades cognitivas como analisar, interpretar e orientar de forma personalizada cada caso. E essa é entrega de solução diferenciada às empresas.
E aqui, cabe um alerta a todos os profissionais da área contábil. 
Para que o contador consiga se transformar nesse profissional completo e atualizado, se faz necessário utilizar o avanço tecnológico e as novas formas de se relacionar pós-pandemia a seu favor! Como? Automatizando os processos, estudando cada dia mais, buscando conhecer o dia a dia das empresas, suas necessidades e ser proativo! Ou seja, tornar-se um contador digital!


 

Veja também