O Humor Genial de Ambrose Bierce

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista contra o governo da República da Cloaca

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 29/11/2020
Horário 05:31

Quem foi Ambrose Bierce? Boa pergunta, não é mesmo? Americano nascido em meados do século 19, Bierce foi jornalista, escritor e humorista. Era um frasista genial, expoente máximo do humor corrosivo, também tachado de humor negro. Suas frases são lembradas até hoje nos EUA.
Escreveu pelo menos meia dúzia de livros. Tinha 71 anos quando morreu em 1913. Naquele ano, Bierce viajou para o México não sei se de mala e cuia e, em solo mexicano, deixou este insensato mundo. Há controvérsias sobre sua morte. Ele teria sido morto por revolucionários de Pancho Villa.
Abaixo, alguns de seus drops espetaculares selecionados em quatro parágrafos. Vereis (vereis é bom, hein?) que Bierce detona tudo e todos. Baita humorista.
 1-Um santo é um pecador morto, revisto e corrigido. A política é a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares. Ladrão: nome vulgar para um indivíduo com sucesso em obter a propriedade dos outros.
 2-Fidelidade: virtude peculiar daqueles que serão atraiçoados. Beleza é o poder pelo qual uma mulher encanta o amante e aterroriza o marido. Amor é uma insanidade temporária curável com o casamento. Casamento: uma comunidade que consiste de um homem, uma mulher e uma amante, num total de duas pessoas.
 3-Covarde: alguém que, numa situação perigosa, pensa com as pernas. Egoísta é um sujeito mais interessado em si próprio do que em mim. Historiador é um bisbilhoteiro em larga escala. 
 4-Dinheiro é uma bênção que não nos traz vantagem, exceto quando nos separamos dele. Paciência é uma forma menor de desespero, mascarada de virtude. Pedir perdão é assentar o terreno para futuras ofensas.

DROPS

Estranho país o Brasil, onde até sereia rouba carro, a julgar pelo comercial da montadora francesa.

Filme da semana no Cine Brasil: "Butantan vs. Tantã", estrelando grande elenco cafona e nonsense.

Em terra de cego quem tem catarata também enxerga pouco.

Era um decorador tão eficiente que instalava até cortina de fumaça.
 

Publicidade

Veja também