O Natal dos Outros

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 19/12/2023
Horário 06:00

Cuidado! Você pode ser vítima do “Natal dos Outros”.
Antes, um detalhe: sempre gostei muito do Natal e pelas mesmas razões de quase todo mundo. É uma época de descanso, de alegria, de pensar no próximo, valorizar a sua religião e se aproximar de Deus, além claro, de estar com a família. Mas me parece que o tal do “Natal dos Outros” tem ganhado força. 
E vamos lá explicar: o “Natal dos Outros” é com letra “O” maiúscula porque é Natal de todo mundo, menos o seu. 
“Natal dos Outros” é tudo aquilo que impede que este momento seja legal porque de repente você está envolvido em tantos compromissos chatos e com tanta gente que não era para estar ao seu lado, que viver a data passar a ser uma verdadeira prova de paciência. 
Veja alguns momentos tristes que só o “Natal dos Outros” pode proporcionar:

Festa da família
Festa de família foi bem legal até alguns personagens indesejados aparecerem. E não falo do tio do Pavê/Pacumê, não, ou da tia que cobra os namoradinhos. Esses são chatos, mas inofensivos. 
O problema é que surgiram outras espécimes tipo o adolescente que é tão noiado em internet e redes sociais que não é capaz sequer de te cumprimentar. É tão doido que quase chegar a babar.
E junto a ele, os piores: o primo ou o tio pós-graduados em “Política de Direita ou de Esquerda pelo ZapZap”. Esses daí não perdem a chance de corrigir todo mundo ali mesmo, na festa de Natal. 
Daí, do nada você ouve frases assim: “Esse Papai Noel tá vermelho demais. Onde já se viu! Tem que dar um tiro” ou “Muita comida aqui. Em um mundo onde tanta gente passa fome, deveríamos deixar de comemorar o Natal este ano em protesto”.

Festa da firma
O final do ano está chegando e você só quer descansar, esquecer um pouco do trabalho pesado de todo dia e até que isso vai rolar com alguns dias de folga. 
Mas antes haverá a festa da firma e se você for sortudo ainda terá junto o amigo secreto. Você não sabe metade dos nomes das pessoas que estão ali, fica aquela sensação de que a empresa está te dando uma gorjeta de final de ano e vai exigir mais trampo depois. 
Aí aparecem os que ficam bêbados e dão vexame, o chato que fica mais chato ainda de camisa florida. 
Você até tenta ficar junto com quem gosta, mas quando menos percebe está no meio de uma rodinha prestes a fazer uma dancinha humilhante, que com certeza alguém irá gravar e colocar no grupo. 
Enfim, você só quer fingir normalidade e na primeira oportunidade fugir sem parecer que é chato.
 
O presente dos Outros

Seja sincero: quando foi que você se presenteou no Natal? É isso mesmo! Quando foi que você pegou seu dinheirinho suado e comprou algo que queria muito e gastou bem com você mesmo? 
Pois é! Apesar do Natal ser um momento de solidariedade, a gente tem uma mania boba de dar presente para quem? Os “Outros”, claro e assim vai até o dinheiro acabar e depois ainda receber de presente uma meia ou uma caneca “tipo” Stanley. 
Enfim, daqui a alguns dias é Natal e o Natal é para ser seu e não dos “Outros”. Se conseguir como, me ajude!

Publicidade

Veja também