O “novo normal” chegou: tendências de carreira

OPINIÃO - Fernanda Bagli

Data 12/03/2021
Horário 07:00

Estamos passando por um longo período de incertezas e inseguranças, e agora o que esperamos de 2021, além do controle da pandemia, é poder recomeçar. A crise desencadeada com a pandemia acelerou inúmeras tendências. Precisamos nos reinventar de muitas maneiras e sair da nossa zona de conforto em muitos aspectos.
O “novo normal” chegou... home office, videoconferências, flexibilização das jornadas. Fomos apresentados a uma realidade que ainda parecia distante para muitas pessoas e empresas. Tendências que deveriam ocorrer ao longo de cinco anos, chegaram praticamente do dia para a noite e se tornaram questão de sobrevivência para as empresas.
Não é possível antecipar como estará o mundo quando a pandemia da Covid-19 passar – mas os impactos da crise no mercado de trabalho já são históricos. É muito provável que os locais de trabalho mudem e, com ele, as habilidades que as empresas exigirão.  Por isso, independentemente da profissão, o profissional precisa estar em constante aprendizado, buscando novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais nos próximos anos, como autonomia e inteligência emocional, pensamento crítico, conhecimento em dados, criatividade e inovação, colaboração, habilidades digitais, adaptabilidade e flexibilidade.
No pós-pandemia, poderá ter uma oferta mais baixa de oportunidades, mas o caminho para conseguir uma colocação no mercado de trabalho continua sendo o mesmo: a qualificação. 
Em 2021, desenvolva competências que vão muito além de suas habilidades técnica, mas que o ajude a se reinventar e se readaptar em diferentes cenários.
Lembre-se, o desenvolvimento é constante e o aprendizado é permanente, portanto tenha clareza nos objetivos, identifique o que você precisa desenvolver, busque qualificação profissional e esteja preparado para quando a oportunidade aparecer.

 

 

Publicidade

Veja também