O que os animais têm a nos ensinar?

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 31/03/2022
Horário 05:26

São inúmeros os casos de maus-tratos a animais noticiados por este diário. São verdadeiros atos de covardia contra cães, gatos e até mesmo bichos da fauna silvestre, principalmente pássaros. Contudo, do mesmo modo que existem pessoas capazes de maltratar seres tão indefesos, há muitas outras que buscam fazer o bem por eles. Felizmente, há muita gente que se compadece da situação de animais de rua, que vivem sem amor, sem proteção, sem alimento e água.
Desta forma, ações que promovam o acolhimento, e posterior adoção desses bichinhos são muito louváveis. Uma delas ocorreu no domingo, pela primeira vez no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, em Presidente Prudente. Batizado de “Adote um Amigo”, o evento, realizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), polícias e outros parceiros, foi um grande sucesso, viabilizando a adoção de 11 animais, entre cães e gatos.
E o nome da ação vem bem a calhar. Pois quem adota um animalzinho é isso mesmo que recebe em casa: um grande amigo, daqueles para todas as horas, que não pede nada em troca. Trata-se de um amor genuíno, principalmente nos casos de bichos que, já acostumados às agruras da rua, enxergam em seus novos tutores a sua vida inteira: representam tudo para eles! 
Muito se fala no “poder do agora”, no viver o agora. E é isso que os animais nos ensinam! Preste atenção em um cão, em um gato...eles estão tão presentes, que fazem da sua vida...um presente! Quando um cão está passeando, por exemplo, ele está, de fato, passeando: abana o rabo de felicidade, se esfrega na grama, coloca seu olfato aguçado para perceber tudo ao seu entorno e, claro, esbanja alegria ao estar junto com seu amigo-humano. 
A adoção de animais é um gesto nobre, pois dá início a uma grande amizade, daquelas com A maiúsculo. Portanto, lembre-se sempre que é preciso ter muita responsabilidade: somente adote um bichinho se realmente puder oferecer a ele um lar digno e cheio de amor.

Publicidade

Veja também