O que te mantém caminhando?

OPINIÃO - Amanda Whitaker Piai

Data 01/12/2023
Horário 05:00

Muito se fala, nos dias de hoje, sobre a importância de se manter motivado. Cursos são vendidos e estamos sempre à procura de algo que nos torne mais produtivos. Mas será que a motivação, por si só, nos torna capazes de alcançar objetivos e metas de vida? Indo além, a motivação constante é algo alcançável?
Com o intuito de entender melhor sobre a palavra, “motivação” tem sua origem no Latim “motivus” que significa: que causa movimento; que move. Podemos, então, interpretá-la como algo que leva as pessoas a agirem, a dar o pontapé inicial em busca de certos objetivos, sendo, portanto, extremamente importante para a satisfação pessoal e de certa forma, o sucesso, seja ele qual for. Por conta disso, a ideia de que é algo que devemos trabalhar para manter constantemente viva em nós, como uma chama olímpica, tem sido bastante difundida nos dias de hoje. 
Usando o exemplo das olimpíadas, como já citado acima, e esportes de alto rendimento no geral, são eventos que levam o ser humano ao seu extremo e, consequentemente, a atingir feitos extraordinários. Entretanto, pouco se fala sobre o desgaste físico e mental dos atletas, por conta de concessões que são necessárias para se destacar no meio e, principalmente, sobre a duração e tempo de atuação. Como já se é sabido, eventualmente, após algumas semanas, os jogos acabam, o fogo se apaga e os atletas voltam para suas rotinas.
Quando pensamos sobre o dia a dia e vidas comuns, podemos dizer que o equilíbrio é a base para uma vida saudável. Logo, encontrar motivação constante talvez seja uma tarefa impossível, sendo que muito do que almejamos não se conquista de um dia para o outro. À vista disso, a disciplina entra como um termo complementar na busca por realizações. 
Ao contrário da motivação, a disciplina não está diretamente ligada à animação ou à vontade de executar determinadas tarefas, mas sim, à constância do que deve ser feito. A prática de atividades físicas é um bom exemplo. Pequena é a parcela da população que realmente gosta de ir à academia, mas muitos a frequentam por pensar em suas saúdes a longo prazo e entender o que é preciso para tal. 
Deixar de seguir suas vontades momentâneas para fazer algo que não lhe agrada, mas que eventualmente  lhe fará bem, é a essência do ser adulto. Tenha muito claro quais são seus objetivos e valores; sempre que tiver dificuldades ou precisar tomar uma decisão, visualize onde quer chegar e o que quer conquistar. A motivação e a disciplina devem andar lado a lado para que conquistas sejam possíveis.
 

Publicidade

Veja também