OBSERVAÇÃO DE AVES

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 28/01/2020
Horário 03:04

O fotógrafo teodorense José Roberto Pireni registrou, no último dia 20, uma espécie de ave até então inédita no Parque Estadual Morro do Diabo: marreca-de-bico-roxo (Nomanyx dominicus). Pireni, que atua na observação de aves há 5 anos, já contabiliza 252 pássaros catalogados, entre os quais se destaca a águia-cinzenta (Urubitinga coronata), espécie altamente ameaçada de extinção, entre outros registros inéditos em todo o Pontal do Paranapanema. O observador de aves, que se autodefine “apaixonado por fotografias de natureza”, desponta no cenário regional com imagens publicadas em importantes revistas do segmento, como “Check-List”, “Gotinga” e “Atualidades Ornitológicas”.

GRUPO DE EMAGRECIMENTO

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a porcentagem de brasileiros obesos passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018. Os números impressionam e o enfrentamento da obesidade figura como pauta prioritária na área da saúde do país. Em Teodoro Sampaio, a Secretaria de Saúde do município desenvolve o Grupo de Emagrecimento Viva Leve, que busca auxiliar na perda de peso de moradores que apresentam graus de obesidade. Para tanto, o programa conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de nutrição, educação física, psicologia, fonoaudiologia, farmácia e serviço social.

INSCRIÇÕES

O Grupo de Emagrecimento Viva Leve está com inscrições abertas e oferece 27 vagas. Os interessados devem comparecer amanhã, das 18h30 às 20h, no Centro de Saúde “Walter Ventura Ferreira”, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência. Para participar, o munícipe deve ter entre 18 e 50 anos e ser apto a praticar atividades físicas.

CDHU EM ROSANA

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) vai construir 100 novas casas no Distrito de Primavera, em Rosana. Com dois dormitórios e 47 metros quadrados de área útil, os imóveis vão ter prazo de financiamento de até 30 anos, com prestações subsidiadas pelo governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Do total de unidades habitacionais, 7% vão ser destinadas a pessoas com deficiência, 3% a idosos e 4% a policiais ou agentes penitenciários. Os interessados em participar do sorteio devem preencher os requisitos estabelecidos pela CDHU, como ter renda familiar mensal entre R$ 1,2 mil e R$ 5,8 mil. As inscrições ocorrem de 13 a 17 de fevereiro. Confira o edital e mais informações no site da Prefeitura de Rosana: www.rosana.sp.gov.br.

CAMPEONATO DE FUTSAL

Abertas as inscrições para a edição deste ano do Campeonato Intermunicipal de Futsal de Mirante do Paranapanema. Com jogos realizados no ginásio de esportes do município, a competição tem início no dia 3 de fevereiro. Equipes de toda a região vão disputar as premiações em dinheiro, troféus e medalhas que o certame oferece. As inscrições devem ser realizadas até 31 de janeiro, na sede da Secretaria de Esportes de Mirante do Paranapanema, pasta dirigida pelo secretário e atleta Climério Júnior, atual campeão mundial da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo) na categoria faixa preta de peso pena.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Ocorre no dia 8 de fevereiro, às 19h30, no Gaúchos Grill, em Teodoro Sampaio, o lançamento do livro “Sonetos Religiosos”, do poeta teodorense Marcos Mendes. A obra reúne 50 poesias de temática religiosa, escritas durante período em que o autor foi seminarista nas cidades de Presidente Prudente e Marília. É o terceiro livro do escritor, que também assina “Amor, o Espelho da Vida” (2004) e “Palavras ao Vento” (2008). O lançamento tem apoio da Associação de Escritores e Ilustradores de Teodoro Sampaio (Aeits).

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

Na sexta-feira, uma missa celebrada na Igreja Matriz de Pirapozinho comemorou o 49º aniversário de ordenação do monsenhor Jésus Pereira dos Anjos. A celebração contou com a participação de grande número de fiéis, entre os quais vários moradores de Teodoro Sampaio, cidade onde o sacerdote atuou por 31 anos, entre 1971 e 2002. Parabéns, monsenhor!

Publicidade

Veja também