O prazo de inscrição para a
oficina "Fundamentos do desenho à mão livre", coordenada por Marco Rozas, segue até 22 de fevereiro. São 20 vagas no total, para desenhistas semiprofissionais e amadores a partir de 14 anos. A ação ocorre entre 1º e 31 de março, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Trata-se de uma promoção da Oficina Cultural Timochenco Wehbi – unidade do Programa Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura).
É totalmente gratuito, bastando apenas preencher sua ficha de inscrição na unidade de Presidente Prudente ou online, através do site das Oficinas Culturais.
A atividade visa o aprimoramento em técnicas de desenho à mão livre, por meio de aulas práticas sempre precedidas por exposição teórica e pela análise de obras de desenhistas importantes.

Marco Rozas, ainda criança, conquistou um prêmio de melhor desenho infantil no Japão
"Existe uma carência generalizada na região por aprimoramento de expressão artística pelo desenho e ilustração. O curso vem suprir parte dessa carência visando atingir um público capacitado, mas sem muita experiência", afirma Rozas.
Pauta
Alguns dos pontos a serem tratados em sala de aula: Desenho: a base da imagem -Grandes desenhistas e desenhos que fazem parte da história da arte. As linhas como expressão artística e composição, exercícios de desenho simples; Materiais e seus usos - Vários materiais de desenho e seus efeitos no desenho; Perspectiva I - Teoria e prática de perspectiva simples com 1 ponto de fuga, como edifícios, casas; Luz e sombra, volume - Uso de objetos em situação controlada de luz; Movimento expressivo das mãos - O uso do punho, ombro e o corpo para produzir desenho expressivo com movimentos; Formas negativas e positivas - Composição de imagens e proporção. Proporção, seção áurea; Conceitos e estilos de desenho e de expressão artística; Objetos e seus volumes; Perspectiva II - Com vários pontos de fuga; Uso e interpretação de fotos; Anatomia geral - Proporção, esquematização do corpo humano, masculino e feminino; Cabeça e expressões - Detalhamento das várias partes do rosto humano. Proporção e expressões. Erros comuns; Mãos e pés - Proporção estilo e expressão; Roupas e tecidos - Texturas, caimento, comportamento de vários tipos de tecidos; Escorço e O desenho como arte final; e Conceitos de expressão, levando em conta a personalidade de cada desenhista.
"As aulas servem para estimular o aluno a praticar as teorias expostas em sala. Com essa prática se obtém mais conhecimento e fixação das explicações de teorias referentes ao desenho", conclui o coordenador da atividade.
Marco Rozas, diretor de arte e ilustrador, é pós-graduado pela ESPM ( Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ainda criança, conquistou um prêmio de melhor desenho infantil no Japão. Recebeu o prêmio aquisição no concurso Brasil 500 Anos da TV Fronteira Paulista.
Para mais informações entre em contato com a Oficina Cultural, acesse o site
www.oficinasculturais.org.br ou pelos telefones 3222-3693 / 3221-2959.
SERVIÇO
OFICINA: FUNDAMENTOS DO DESENHO À MÃO LIVRE
Coordenação: Marco Rozas
Quando: 1º a 31 de março– terças e quintas-feiras
Horário: 19h às 21h
Público: desenhistas semiprofissionais e amadores a partir de 14 anos
Inscrições: até 22 de fevereiro
Seleção: carta de interesse
20 vagas