Oficina sobre desenho está com inscrições abertas até dia 22

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2016
Horário 05:05
 

O prazo de inscrição para a oficina "Fundamentos do desenho à mão livre", coordenada por Marco Rozas, segue até 22 de fevereiro. São 20 vagas no total, para desenhistas semiprofissionais e amadores a partir de 14 anos. A ação ocorre entre 1º e 31 de março, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Trata-se de uma promoção da Oficina Cultural Timochenco Wehbi – unidade do Programa Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura).

É totalmente gratuito, bastando apenas preencher sua ficha de inscrição na unidade de Presidente Prudente ou online, através do site das Oficinas Culturais.

A atividade visa o aprimoramento em técnicas de desenho à mão livre, por meio de aulas práticas sempre precedidas por exposição teórica e pela análise de obras de desenhistas importantes.

Jornal O Imparcial Marco Rozas, ainda criança, conquistou um prêmio de melhor desenho infantil no Japão

"Existe uma carência generalizada na região por aprimoramento de expressão artística pelo desenho e ilustração. O curso vem suprir parte dessa carência visando atingir um público capacitado, mas sem muita experiência", afirma Rozas.

 

Pauta


Alguns dos pontos a serem tratados em sala de aula: Desenho: a base da imagem -Grandes desenhistas e desenhos que fazem parte da história da arte. As linhas como expressão artística e composição, exercícios de desenho simples; Materiais e seus usos - Vários materiais de desenho e seus efeitos no desenho; Perspectiva I - Teoria e prática de perspectiva simples com 1 ponto de fuga, como edifícios, casas; Luz e sombra, volume - Uso de objetos em situação controlada de luz; Movimento expressivo das mãos - O uso do punho, ombro e o corpo para produzir desenho expressivo com movimentos; Formas negativas e positivas - Composição de imagens e proporção. Proporção, seção áurea; Conceitos e estilos de desenho e de expressão artística; Objetos e seus volumes; Perspectiva II - Com vários pontos de fuga; Uso e interpretação de fotos; Anatomia geral - Proporção, esquematização do corpo humano, masculino e feminino; Cabeça e expressões - Detalhamento das várias partes do rosto humano. Proporção e expressões. Erros comuns; Mãos e pés - Proporção estilo e expressão; Roupas e tecidos - Texturas, caimento, comportamento de vários tipos de tecidos; Escorço e O desenho como arte final; e Conceitos de expressão, levando em conta a personalidade de cada desenhista.

"As aulas servem para estimular o aluno a praticar as teorias expostas em sala. Com essa prática se obtém mais conhecimento e fixação das explicações de teorias referentes ao desenho", conclui o coordenador da atividade.

Marco Rozas, diretor de arte e ilustrador, é pós-graduado pela ESPM ( Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ainda criança, conquistou um prêmio de melhor desenho infantil no Japão. Recebeu o prêmio aquisição no concurso Brasil 500 Anos da TV Fronteira Paulista.

Para mais informações entre em contato com a Oficina Cultural, acesse o site www.oficinasculturais.org.br ou pelos telefones 3222-3693 / 3221-2959.

 

SERVIÇO


 

OFICINA: FUNDAMENTOS DO DESENHO À MÃO LIVRE

Coordenação: Marco Rozas

Quando: 1º a 31 de março– terças e quintas-feiras

Horário: 19h às 21h

Público: desenhistas semiprofissionais e amadores a partir de 14 anos

Inscrições: até 22 de fevereiro

Seleção: carta de interesse

20 vagas

 

 
Publicidade

Veja também