OMP3 encerra “Concertos  Itinerantes” em Prudente e região

Serão 3 apresentações, sendo a primeira nesta sexta, às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa; temas de filmes e desenhos animados, rock, marchas militares e obras contemporâneas estão no cronograma

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2023
Horário 08:10
Foto: Cedida
Entre outros objetivos, projeto visa incentivar a formação de público, compartilhar conhecimentos 
Entre outros objetivos, projeto visa incentivar a formação de público, compartilhar conhecimentos 

Neste mês, serão finalizadas as apresentações dos “Concertos Itinerantes” da OMP3 (Orquestra de Metais e Percussão de Presidente Prudente), com temas de filmes famosos e desenhos animados muito conhecidos, rock and roll, marchas militares e obras contemporâneas. Serão três apresentações, gratuitas, sendo a primeira nesta sexta, às 20h, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. A segunda em Pirapozinho e a terceira em Presidente Epitácio. (Ver box da matéria)
Como publicado por este periódico, em dezembro, quando a orquestra fez apresentação especial de fim de ano, do Projeto Música e Cidadania “Concertos Itinerantes”, no Prudenshopping, o regente Reginaldo Henrique Branco explicou que o mesmo tinha o apoio do governo do Estado de São Paulo, através do ProAc 2022: Cidadania Cultural / Produção e Realização de Projeto Cultural, Edital 42/2022.
Agora ele traz uma ótima notícia. Segundo ele, a orquestra recebeu recentemente do governo estadual a certificação de Entidade Cultural, e pela Controladoria Geral do Estado, a Certidão Estadual de Entidades. “Com essas certificações, a OMP3 está habilitada a receber recursos provenientes da Nota Fiscal Paulista, a fim de manter e ampliar o projeto de musicalização gratuita em Presidente Prudente”, expõe o regente.
Dessa forma, como Reginaldo sempre exalta, a música e a dança são arte, dados culturais de importância única. E arte é expressão, é reflexo de mundo, da contemporaneidade dos artistas, dos seres humanos, da sociedade. Logo, devem ser resgatadas e disseminadas.

Além do município

 Poder levar o projeto além das fronteiras do município, em lugares que na maioria das vezes nem contam com uma orquestra, é para o regente uma experiência ímpar. Principalmente, conforme ele, aos jovens músicos que ingressaram recentemente na orquestra. “Possibilitar aos nossos alunos experienciar a vivência em teatros, palcos, contribui principalmente, para a desenvoltura performática, como também os preparam para enfrentar os milhares de palcos que a vida ainda os colocará, é esse o nosso papel: qualidade em música e cidadania para a vida!”, destaca o regente da banda.
Além disso, conscientizar que os artistas que compõem a região do Pontal estão em nivelamento técnico de quaisquer outras regiões do Estado de São Paulo, e os gestores públicos, sejam regionais ou municipais, necessitam enxergar por este viés, e apoiar com as políticas públicas culturais.

O projeto

Quem já conhece e sabe e quem não fica, a saber, que o Projeto Música e Cidadania “Concertos Itinerantes”, tem como objetivo incentivar a formação de público, compartilhar conhecimentos, estimular a produção da área, os modos adequados para tal, e os processos criativos dos artistas. “O foco do projeto é a arte como fator que influencie na formação do indivíduo, do ser humano, pois, através dela podem desenvolver a percepção tanto artística quanto de mundo que se relaciona com ela”, explica Reginaldo. 

APRESENTAÇÕES
PRESIDENTE PRUDENTE

12/05 
Local: Teatro Paulo Roberto Lisboa - Centro Cultural Matarazzo
Horário: 20h

PIRAPOZINHO
13/05 - Teatro de Arena da Praça Manoel Marques Silva 
19h

PRESIDENTE EPITÁCIO
28/05 Auditório João Brilhante
19h

Cedida

Regente ladeado pelos músicos, prontos para mais uma apresentação de “Concertos Itinerantes” 

Publicidade

Veja também