Operação tapa-buracos revolta moradores do São Sebastião em Presidente Prudente

Um dos motivos de irritabilidade era por estarem executando o serviço em dia de chuva; e outro porque há anos estão a espera de um recapeamento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/09/2022
Horário 20:40
Operação tapa-buraco na manhã de ontem e hoje, no São Sebastião
Operação tapa-buraco na manhã de ontem e hoje, no São Sebastião

A operação tapa-buracos, realizada por trabalhadores da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) em plena manhã de chuva, na manhã de segunda-feira e hoje tirou do sério moradores do Jardim São Sebastião, em Presidente Prudente. Contudo, segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação de Prudente) da Prefeitura, trata-se de uma demanda um pouco complicada porque não tem como estimar o que estava previsto. Obviamente que as condições favoráveis para o serviço é o tempo seco, mas se de repente a equipe é pega de surpresa por uma chuva que não se esperava não vai parar e deixar o que estava fazendo sem terminar.

A professora de História Maria Aparecida Serafim Silva, moradora da Rua Ladislau Lustre da Cruz, define a situação como falta de planejamento. Segundo ela já estava chovendo ontem, hoje estava bastante nublado e a expectativa é de mais chuva. E toda vez é esse transtorno com máquinas, material, dinheiro indo pro ralo.

“Ao invés de recapear a rua, o bairro todo que precisa de uma coisa bem feita que é o que merecemos por pagarmos impostos, por confiarmos nessas pessoas quando votamos nelas, vão e fazem isso com a gente. É um absurdo. É revoltante. A impressão que dá é que fazem algo só pra dizer que estão fazendo”, indigna-se a professora.

A do lar Marcela Moreno Cremonezzi, 35 anos, moradora da mesma rua destaca que essa revolta é porque não é de hoje que os moradores desse bairro esperam por um recapeamento decentemente, mas o máximo que os buracos recebem são pedriscos e piche, que observados de perto ou à distância mais parecem um tabuleiro de xadrez ou uma colcha de retalhos. Basta andar pelo bairro que as ruas são umas piores que as outras.

“Moro aqui há três anos e nunca essa rua foi recapeada. Não foi uma ou duas vezes que já ouvimos promessas de que receberíamos recapeamento aqui. Minha mãe mora no bairro, não sei por que cargas d’água, mas a rua dela, Regina Borro de Oliveira, foi recapeada com uma tal verba ai”, diz Marcela.

A Secom explica que para uma ação de recape vai uma quantidade infinitamente maior de massa, que se juntar o que é usado em operação de tapa-buraco da cidade toda não dá uma rua. "Sem contar que exige todo um preparo do asfalto, fresagem etc. É um serviço caro e o município normalmente depende de verbas do Estado, governo federal ou emendas parlamentares para conseguir fazer. Já o tapa-buraco é uma ação emergencial que pode ser feita no dia a dia, atendendo a diferentes pontos do município ao mesmo tempo", diz a pasta.

Fotos: Cedidas

... os buracos recebem pedriscos e piche...

Maria Aparecida disse que ontem choveu, hoje pela estava nublado, mais chuva estava prevista e

no momento chove

Publicidade

Veja também