A confirmação de que Presidente Prudente receberá um novo curso de qualificação do Programa Trampolim 60+, oferecido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, representa mais que uma simples ação de fomento profissional. Trata-se de um movimento essencial para repensarmos o papel da pessoa idosa no mercado de trabalho e, sobretudo, para valorizarmos o potencial humano que persiste — e floresce — após os 60 anos.
Serão 20 vagas destinadas à formação em introdução à logística de transporte, um setor em franca expansão e que demanda profissionais atentos, organizados e experientes. O curso, gratuito, com carga de 80 horas e certificação garantida, será realizado na Fundação Inova Prudente, no período noturno, a partir de 19 de janeiro de 2026. Os pré-requisitos são simples: ter 60 anos ou mais, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A simplicidade no acesso reforça a premissa do programa: abrir portas, não fechá-las.
Ao apostar em um público historicamente subestimado, o Trampolim 60+ reafirma o potencial de reinvenção da população idosa. O Estado é assertivo ao lembrar que os cursos “visam à reinserção ou à busca de novas oportunidades no mundo do trabalho”. Em um país que ainda enfrenta preconceitos contra o envelhecimento, a iniciativa aponta na direção contrária: reconhece a experiência acumulada, incentiva a autonomia e estimula o protagonismo na maturidade.
Mais do que qualificar, ações como esta colaboram para fortalecer empreendedores maduros, ampliar repertórios, fomentar a inovação e combater a ideia ultrapassada de que aprender é prerrogativa da juventude. É, também, um investimento social. Pessoas idosas mais ativas, atualizadas e inseridas economicamente tendem a melhorar sua qualidade de vida, sua renda e sua autoestima — e isso reverbera em toda a comunidade.
Em tempos em que a longevidade cresce e a aposentadoria nem sempre garante estabilidade, políticas públicas de qualificação para quem tem mais de 60 anos deixam de ser um diferencial e passam a ser uma necessidade. Presidente Prudente, ao receber mais uma turma do Trampolim 60+, fortalece-se como município que acolhe, incentiva e reconhece seus cidadãos em todas as fases da vida. Que mais iniciativas assim se multipliquem — porque talento, vontade e capacidade não têm idade.