Orçadas em R$ 38 milhões, obras do AME de Venceslau têm início

Ambulatório será referência para 45 municípios da região, oferecendo consultas, exames e cirurgias a aproximadamente 766 mil habitantes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/11/2025
Horário 19:29
Foto: Reprodução
Reprodução do projeto em 3D do futuro AME
Reprodução do projeto em 3D do futuro AME

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou nesta quarta-feira do lançamento da pedra fundamental do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Presidente Venceslau. Com investimento do Estado de R$ 38 milhões para a construção da unidade, a conclusão das obras está prevista para ocorrer em 18 meses.

O AME será referência para os 45 municípios da região de Presidente Prudente, oferecendo consultas, exames e cirurgias em diversas especialidades médicas. A estimativa é de que o serviço atenda a uma população de aproximadamente 766 mil habitantes. A unidade irá compor a rede de equipamentos especializados do Estado, que já conta com 63 AMEs.

“O ambulatório vai fazer a diferença em toda a região de Presidente Prudente. Unidades de saúde como essa sempre têm caráter regional. Atendendo a mais municípios, ajudamos a descomprimir aquela pressão que sempre fica nos equipamentos de saúde em Prudente. O AME vai funcionar também como Hospital-Dia e vai agregar muito para a população local”, afirmou o governador.

Estrutura e serviços especializados

O AME de Venceslau contará com atendimento ambulatorial em um amplo conjunto de especialidades clínicas, entre elas: alergologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, dermatologia, endocrinologia, pediatria, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.

A unidade também oferecerá procedimentos cirúrgicos nas especialidades de cirurgia geral; bucomaxilofacial (pacientes especiais, biópsia bucal e cirurgia oral geral); cirurgia pediátrica; cirurgia vascular; cirurgia plástica; dermatologia; oftalmologia; ortopedia; otorrinolaringologia; e urologia.

Além das áreas médicas, o AME contará com especialidades não médicas essenciais para o cuidado integral dos pacientes, como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

“Esta obra simboliza o compromisso do governo de São Paulo em ampliar o acesso à saúde especializada. O novo AME vai diminuir deslocamentos, acelerar diagnósticos e garantir um atendimento mais humano para milhares de famílias da região”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Foto: João Prado - Lançamento da pedra fundamental do AME ocorreu nesta quarta-feira

Foto: João Prado - Obra tem conclusão prevista para ocorrer em 18 meses

Publicidade

Veja também