Outubro mês das missões!

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 10/10/2021
Horário 05:45

Em agosto Jesus nos chamou. Em setembro Ele nos formou com Sua Palavra. Agora em outubro Ele nos envia em missão. Esse é nosso itinerário cristão: receber o chamado, se formar e partir em missão. São Paulo já disse certa vez: “Ai de mim se não evangelizar!” (1Cor 9,16). De fato, “Ai de nós” se não fazermos de nossa vida uma verdadeira missão. Mas o que é ser missionário? É se desinteressar de si para se interessar pelo outro. O protagonismo da missão sempre será do Espírito Santo. Todos os evangelistas, ao narrarem o encontro de Cristo Ressuscitado com os apóstolos, concluem com o mandato missionário: “Ide, pois, ensinai todas as nações (...) Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Cf. Mt 28,18-20; Mc 16,15-18; Lc 24,46-49; Jo 20,21-23). Sob o impulso do Espírito, a fé cristã abre-se às nações pagãs. É o Espírito que impele a ir sempre mais além, não só em sentido geográfico, mas também ultrapassando barreiras étnicas e religiosas, até se chegar a uma missão verdadeiramente universal. É o Espírito que torna a Igreja missionária. Nosso norte deve ser de esperança. A Igreja é missionária e nós somos Igreja, logo, é preciso ser missionário sempre. Caminhar com esse espírito é ver nascer comunidades paróquias mais acolhedoras, distantes de interesses materiais, preocupadas na construção do “templo ser humano”, projetadas para a hospitalidade, entregues aos problemas dos oprimidos, penetrada na realidade dos envolvidos, participante fiel do chamado de Cristo. A Igreja militante é convidada a fixar olhar atento à prática do anúncio e assim se esforçar para que todo trabalho realizado gere frutos: corações fiéis a Jesus. Nossa missão é amar. (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

MINI SERMÃO:

28º Domingo do Tempo Comum (Mc 10,17-30)
Qual dos caminhos seguir? Qual levará mais para mais longe ou mais perto de Deus? A exigência do caminho de Jesus é sempre o Amor! Passe de uma religião fazedora de coisas, para uma religião do Amor verdadeiro. Abandone-se por Jesus e Ele encontrará. Encontrando-O, encontrarás a própria vida! Poucos querem correr o risco do Amor. Sejamos ricos de Amor e pobres de buscar a si mesmo. Quem deixa algo para receber, nada deixou. Quem deixa esperando recompensas, nunca amou. Quem segue o Senhor pensando em pagamentos, nunca compreendeu a Palavra. Ame e a recompensa virá: ser amado pelo Amor! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau.
Missas:
Sábado às 19h – Igreja Matriz;     
Domingo às 8h – Capela Nossa Senhora Aparecida | às 9h30 e 19h – Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
Jesus muda-lhe a perspectiva: passar dos preceitos observados para obter recompensas ao amor gratuito e total. Aquele homem falava em termos de procura e oferta; Jesus propõe-lhe uma história de amor. Pede-lhe para passar da observância das leis ao dom de si mesmo, do trabalhar para si ao estar com Ele. E faz-lhe uma proposta “cortante” de vida: “Vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres (…), vem e segue-Me” (10, 21). E Jesus diz também a ti: “Vem e segue-Me”. Vem: não fiques parado, porque não basta não fazer nada de mal para ser de Jesus. Segue-Me: não vás atrás de Jesus só quando te apetece, mas procura-O todos os dias; não te contentes com observar preceitos, dar esmolas e recitar algumas orações: encontra n’Ele o Deus que sempre te ama, o sentido da tua vida, a força para te entregares. Pede-te para deixar aquilo que torna pesado o coração, esvaziar-te de bens para dar lugar a Ele, único bem. Não se pode seguir verdadeiramente a Jesus, quando se está estivado de coisas. Pois, se o coração estiver repleto de bens, não haverá espaço para o Senhor, que Se tornará uma coisa mais entre as outras. Jesus é radical. Dá tudo e pede tudo: dá um amor total e pede um coração indiviso.  (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018)
 

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Veja também