Outubro Rosa recruta mulheres para prevenção

Estamos realizando panfletagens e o resultado está sendo positivo, tendo em vista que muitas mulheres ressaltam que já estão agendando os seus exames preventivos", avalia a presidente.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 19/10/2014
Horário 08:31
 

 

O rosa, que simboliza a mulher neste mês em todo o país, alerta para os riscos e prevenções da saúde feminina, mais especificamente para o câncer de mama. Em Presidente Prudente, o movimento Outubro Rosa, liderado pelo Grupo Amigas do Peito, está atingindo grande parte de seu público-alvo durante as programações especiais de conscientização. De acordo com a presidente do Amigas do Peito, Roseli Cyrino, a campanha está sendo positiva, visto que muitas mulheres estão agendando o exame de mamografia e atentando para a causa. Para ela, o mês especial difunde a preocupação e estimula todas aquelas que lutam pela razão. Neste sentido, ocorreu ontem no calçadão da Rua Tenente Maffei, a 3ª Caminhada do Outubro Rosa Prudente. Os participantes percorreram os quatro quarteirões que compõem o centro comercial da cidade.

Jornal O Imparcial Caminhada de conscientização contra câncer de mamar reuniu população no calçadão, ontem

"Outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama e nós, do Grupo Amigas do Peito, estamos lutando e brigando contra essa doença, que é tão prejudicial à mulher. O câncer de mama não tem idade, por isso, a prevenção é importante, pois identificado no início, a paciente terá 95% de chances de cura. Estamos realizando panfletagens e o resultado está sendo positivo, tendo em vista que muitas mulheres ressaltam que já estão agendando os seus exames preventivos", avalia a presidente.

A costureira Jesuína Rocha Medeiros, que passava pela Praça Nove de Julho na manhã de ontem, revela que apoia o movimento, pois, muitas vezes, o comodismo deixa afetar a despreocupação em relação à saúde. "É muito bacana esse movimento, pois essas campanhas promovem a conscientização e alerta para cuidarmos da nossa saúde, isso faz com que as pessoas acordem e não esqueçam de realizar os exames preventivos que são tão importantes", salienta a costureira.

 

Batalha diária

Voluntária há oito anos do Grupo Amigas do Peito, Marli Fátima Cervantes Uzeloto, revela que encontrou forças para combater a doença por meio do apoio do movimento, pois depois de diagnosticado o câncer de mama, vem o desconhecido. "Encontrei o apoio que precisava, visto que conheci pessoas que estavam em situações parecidas, mas em estados diferentes. Percebi que estava entrando em um mundo desconhecido, e que, de repente, você passa a fazer parte dele", comenta. "No grupo encontrei o apoio que precisava e senti que precisava retribuir contribuindo positivamente com a causa. Quando recebemos a notícia do diagnóstico positivo, a primeira sensação é de que vamos morrer. E não é assim", afirma. Segundo ela, é preciso se preocupar com a saúde. "Se nos cuidarmos, o nosso tempo de vida é muito maior e a cura pode ser possível. Continuo fazendo a nanoterapia e devemos viver o hoje intensamente, desejar que o amanhã seja melhor. O câncer é uma doença silenciosa, ele não fala que está aqui, então, a prevenção é sempre o melhor caminho", salienta a voluntária.

 

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO

28 e 29 – Ônibus com exames papanicolau na Praça Nove de Julho, das 9h às 17h

20, 22, 27, 29 – Estande no Parque do Povo, das 17h às 19h30

25 – Estande na Praça Nove de Julho, das 9h às 12h
Publicidade

Veja também