Ovos de Páscoa artesanais: incremento à renda de confeiteiros

Processo de produção caseiro e variedade de recheios são os diferenciais em relação aos ovos de supermercado

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 10/04/2022
Horário 04:05
Foto: O Imparcial
Para a confeiteira Rafaele Moura, ovo artesanal tem custo-benefício mais atraente em relação aos tradicionais de supermercado
Para a confeiteira Rafaele Moura, ovo artesanal tem custo-benefício mais atraente em relação aos tradicionais de supermercado

Com a proximidade da Páscoa, profissionais do ramo de confeitaria em Presidente Prudente apostam na produção de ovos artesanais para complementar sua renda, ainda por cima, em um contexto de inflação alta, em que o preço dos tradicionais ovos de supermercado, ano após ano, ficam cada vez mais caros - o que torna o custo-benefício dos itens caseiros ainda mais atrativo aos consumidores.   
De acordo com a confeiteira artesanal Juliana Almeida Klebis, que há três anos investe na produção de ovos artesanais, o período que antecede a celebração da Páscoa é o melhor para o segmento de confeitaria ao longo do ano. “Essa é uma ótima época e oportunidade para a confeitaria, depois dela, a melhor é o Natal”, pontua. Ela estima que o aumento de faturamento nesta época do ano seja em torno de 70% a 80%. A confeiteira narra que, em média, recebe a encomenda para confeccionar de 50 a 60 ovos ao longo do período. “Tento não pegar tantas encomendas, porque além de confeiteira ainda trabalho fora, por enquanto”, relata ela, que também atua como auxiliar de cozinha. 

Foto: Instagram


Juliana: “Essa é uma ótima época e oportunidade para a confeitaria, depois dela, a melhor é o Natal”

“Dedicação e carinho"

Para Juliana, o diferencial dos ovos artesanais, em relação aos tradicionais de supermercado, está no processo de produção dos ovos. “O artesanal é feito um a um, tem todo um processo de dedicação e carinho, e é personalizado, né?”, expõe a confeiteira, que recebe a ajuda da filha na finalização dos ovos e do marido para realizar as entregas. 
A confeiteira Rafaele Moura conta que, assim como Juliana, começou a produzir ovos artesanais há três anos e, de lá para cá, já se tornou uma tradição. “Comecei na Páscoa de 2019 vendendo para alguns amigos, e como houve bastante aceitação, todo ano faço. Em 2020, teve uma empresa que encomendou 90 ovos”, conta Rafaele, que, em média, produz cerca de 50 unidades. “Na Páscoa, consigo faturar em uma semana o que vendo em um mês”, relata a profissional do ramo de confeitaria. 
“Preparo tudo sozinha. Tenho a ajuda da minha mãe e do meu marido na divulgação e nas entregas”. Para Rafaele, o ovo artesanal, além de ter os recheios caseiros e não levarem conservantes, tem um custo-benefício mais atraente. “Eles saem mais em conta do que o ovo do supermercado com o mesmo peso. O sabor também é melhor, o mais vendido todo ano é o ovo de Ninho com Nutella”, avalia. 
Bem como Rafaele e Juliana, o confeiteiro Jean Marcel Pereira, que produz ovos artesanais há quatro anos, também indica que a Páscoa é a melhor temporada do ano para o ramo. “Dentre todas as épocas, a Páscoa é a mais lucrativa. Conforme os anos passam, tenho a percepção de que muitos clientes têm optado por produtos artesanais, deixando de comprar os chocolates industrializados para escolher algo mais gourmet”, conta. 

Nas redes sociais

Os profissionais entrevistados por O Imparcial utilizam as redes sociais para ampliar a divulgação de seus trabalhos. Caso queira os acompanhar ou fazer um pedido, siga @juklebisconfeitariaartesanal, @rafamoura.saborescaseiros e @quitutesgourmetpp. 

Fotos: O Imparcial

Entre os campeões de venda está o ovo de Ninho com Nutella

Foto: Instagram


Jean produz ovos artesanais há quatro anos

Publicidade

Veja também