Pacientes psiquiátricos agudos serão atendidos no HR e Bezerra

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 30/09/2015
Horário 07:32
 

As internações de pacientes psiquiátricos agudos (de curta permanência) serão feitos no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, através do PAI (Programa de Atenção Integral), e na Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes (Hospital Bezerra de Menezes), também em Prudente. A informação é da assistente técnica da Assessoria Técnica no gabinete-saúde mental, da Secretaria de Estado da Saúde, Roxane Coutinho Alencar, e, segundo ela, segue os planejamentos quanto à nova política de atendimento assistencial de saúde para as pessoas com problemas psiquiátricos.

Os locais são indicados para o suporte de pacientes que, anteriormente, eram atendidos no hospital São João e que, a partir de amanhã, não poderá mais realizar internações de novos pacientes, como noticiado ontem por O Imparcial. A representante esclarece que os familiares "não precisam se preocupar, pois ninguém será desamparado", visto que existem opções de atendimentos nestes casos agudos.

Além disso, Roxane ressalta que o procedimento não envolve os pacientes já internados no São João, visto que eles permanecem sem alterações, e apenas deixarão o local quando forem transferidos para as Residências Terapêuticas. "Os pacientes serão assistidos em todo momento", salienta.

A assistente frisa que o HR possui 24 leitos e todo suporte e estrutura para receber os pacientes que necessitam de internação, até que possam voltar para casa. Já o Bezerra de Menezes, que soma 240 leitos, mantém um convênio com o Estado e, sendo necessário, também vai receber as internações agudas. "São locais que possuem condições e adequações para os devidos atendimentos", esclarece.

 

Caps e residências


Além dos locais citados, Roxane lembra que Prudente vai contar com outros locais para suporte dos pacientes: os Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e as Residências Terapêuticas. No que se refere aos Caps, a cidade ainda não possui um que esteja totalmente pronto para prestar a assistência devida. O mais adiantado é o Caps 2, localizado no Jardim Maracanã. Este, de acordo com titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, deve ser concluído em 15 dias e terá dois quartos, com duas camas cada.

Já o Caps 3, também direcionado para o atendimento ambulatorial de pessoas com transtornos psiquiátricos, será instalado no PA (Pronto-Atendimento) do Ana Jacinta, tão logo ocorra a inauguração da UPA (Unidade de Ponto-Atendimento), construída ao lado do PA. Embora este diário tenha noticiado, recentemente, que a unidade seria inaugurada em outubro, conforme informou o secretário, o mesmo ressaltou que, devido a atraso na entrega de equipamentos e mobiliário, a mesma vai levar um pouco mais de tempo para ficar pronta. Mas ele não citou novos prazos.

Quanto às Residências Terapêuticas, Sérgio Cordeiro esclareceu que, no momento, foram alugadas quatro casas, que a mobília foi adquirida e que aguarda os trâmites finais – quanto à avaliação dos pacientes do São João – para iniciar as transferências. Além disso, informa que os profissionais que vão dar suporte nas casas (cuidadores) serão contratados por meio de concurso público pelo Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista).

Diferente do Estado, o qual aponta que Prudente contará com seis Residências Terapêuticas, o gestor da Sesau explica que as demais (já que foram alugados quatro imóveis) serão providenciadas conforme a demanda de pacientes, mas que os móveis e profissionais foram estipulados levando em conta a necessidade de seis casas. "Segue um planejamento. Alugaremos se for necessário", aponta.

Dos 61 pacientes internados no São João que passaram pelo processo de avaliação, 51 foram considerados aptos para viver nas residências, sendo que os outros dez, devido a algum tipo de situação – até mesmo de saúde física –, de acordo com a comissão, não têm condições para tanto.

 

MPF

Atento à situação, o procurador da República, Tito Lívio Seabra, pontua que o MPF (Ministério Público Federal) acompanha o caso, as ações e iniciativas tomadas pelos órgãos competentes, com vistas a garantir o atendimento e demais procedimentos cabíveis e necessários aos pacientes psiquiátricos da cidade.
Publicidade

Veja também