Pai e filho atuam na arbitragem oficialmente pela primeira vez

Junto com Clayton Dutra, Felipe fez sua estreia como árbitro assistente no último sábado, pelo Campeonato Estadual de Futebol 2022

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 28/09/2022
Horário 07:56
Foto: Murilo Aguilar
O estreante Felipe, o pai Clayton Dutra ao centro e Fabrício Barbosa à direita
O estreante Felipe, o pai Clayton Dutra ao centro e Fabrício Barbosa à direita

Desde os 10 anos, Felipe Furuuti Dutra fez alguns jogos com o pai, Clayton de Oliveira Dutra, mas oficialmente mesmo, sua estreia como árbitro assistente foi no último sábado, em partida entre Grêmio Prudente e Pirapozinho, pela primeira rodada do Campeonato Estadual de Futebol 2022 - categorias Sub-11 (Fraldinha) e Sub-13 (Dentinho) - evento este promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo.
Orgulhoso, Clayton falou sobre o sentimento de estar em campo com seu filho e ouvi-lo o chamando pelo nome como outro profissional qualquer. Segundo o pai, como mencionado, eles já atuaram em eventos escolares, competição de futsal, em Álvares Machado, onde moram.
“Eu olhava pra ele tomando suas decisões e me chamando pelo nome pelo rádio: ‘Clayton, lateral para equipe mandante’. Aquilo soava diferente [risos]. Porque ele sempre me chama de pai, né? E agora estava ali, meu filho me chamando pelo nome. Até acostumar, foi uma sensação inexplicável... o primeiro de muitos, se Deus quiser”, disse o experiente árbitro.

“EU OLHAVA PRA ELE TOMANDO SUAS DECISÕES E ME CHAMANDO PELO NOME PELO RÁDIO: ‘CLAYTON, LATERAL PARA EQUIPE MANDANTE’. AQUILO SOAVA DIFERENTE [RISOS]. PORQUE ELE SEMPRE ME CHAMA DE PAI, NÉ? E AGORA ESTAVA ALI, MEU FILHO ME CHAMANDO PELO NOME. ATÉ ACOSTUMAR... FOI UMA SENSAÇÃO INEXPLICÁVEL...
Clayton Dutra

A primeira partida oficial para Felipe não foi diferente. Ele definiu assim como o pai como “uma sensação indescritível. No primeiro tempo eu estava um pouco tenso, porém, no decorrer do segundo com as orientações repassadas pelo rádio dos árbitros presentes, me senti seguro”, disse o estreante árbitro assistente, após ter se formado pela AAPR (Associação de Árbitros de Piracicaba e Região).

Oportunidade aos novos árbitros

Clayton destaca que este campeonato é muito importante, pois são nesses eventos que se descobrem os talentos do futuro no futebol. E que bom que a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), através do delgado de esportes, Edvaldo Benedito de Brito, o professor Dito, tem acreditado e dado oportunidade aos novos árbitros que estão surgindo na região e gostam de atuar.
“O Felipe foi destaque no curso chamando atenção dos seus instrutores. Hoje, com 15 anos fez sua estreia, ainda mais pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo! Quem sabe um dia ele dá sequência na carreira pela FPF [qual faço parte desde 2007], de repente consegue galgar alguns degraus mais altos na arbitragem, até nacional, mundial...e a gente vai passando nosso legado”, diz o pai.

Inspiração

Felipe diz que desde pequenininho pratica esporte, e como qualquer criança já sonhou em se tornarum jogador de futebol. “Já fiz escolinha na LZB Sports, futsal com o professor Porto e Luciano Zanata, mas com o passar do tempo comecei a me dedicar à arbitragem vendo meu pai apitar jogos. Meu próximo objetivo é fazer o curso da Federação Paulista e me formar árbitro pra poder fazer partidas de competições profissionais”, anseia o jovem garoto, que está ansioso para a Copa do Mundo, que o Brasil  traga o hexa e que a equipe de arbitragem brasileira convocada tenha um ótimo desempenho.
Clayton menciona que se sentiu muito feliz quando percebeu o interesse do filho pela arbitragem. De acordo com ele, é a mesma coisa que com um jogador, quanto antes ir preparando, passando nas categorias de base, melhor será.

Fotos: Murilo Aguilar 

Trio de arbitragem e representantes das duas equipes, Grêmio e Pirapozinho


Felipe definiu a partida de sábado como “uma sensação indescritível”

Publicidade

Veja também