Parceiros fazem entrega de presentes angariados

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/12/2016
Horário 08:41


O Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, em parceria com a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), repassou, na manhã de ontem, para a diretoria do Lar Santa Filomena, os presentes arrecadados com a 9ª edição da campanha Natal Solidário. De acordo com o juiz diretor e titular da 1ª Vara do Trabalho de Prudente, José Roberto Dantas Oliva, a novidade neste ano é que essa é a primeira vez que todas as 173 crianças que recebem o atendimento da entidade – e não apenas as que compõem o programa de proteção integral – serão contempladas com kits contendo um conjunto de roupa, um par de calçados e um brinquedo. Os presentes foram doados no decorrer da campanha, de 3 de novembro a 6 de dezembro, por juízes, servidores, advogados, jurisdicionados e população em geral.

Jornal O Imparcial Entrega simbólica foi realizada ontem, no Fórum Trabalhista

A ação consistiu na montagem de uma árvore de Natal que trouxe, no lugar dos enfeites natalinos, envelopes fechados constando nome, idade e medidas. Ao retirar o cartão da árvore, o "padrinho" adotava a criança e a presenteava conforme os dados informados. Para Dantas Oliva, a vantagem é que, com isso, os presentes tornam-se individualizados e os pequenos beneficiados sabem que os kits foram comprados exatamente para eles. "Eu sinto um orgulho danado desta campanha e dos servidores envolvidos nela. Ser solidário está entre as atribuições normais do servidor? Não. Mas se pensarmos na acepção da palavra, veremos que significa servir e exercer a cidadania. Sendo assim, isso é o mínimo do mínimo que podemos fazer dentro de uma sociedade permeada de desigualdades gritantes", expõe.

O juiz acredita que presentear estas crianças uma vez por ano não é suficiente, pois é preciso também assegurar que essas desigualdades sociais desapareçam e defender o direito inalienável da criança de brincar e estudar, bem como o de ter acesso a um ensino de qualidade e com equidade. "Quando atingirmos esta situação de igualdade, talvez não tenhamos mais a necessidade de promover campanhas como essas, nem o Lar Santa Filomena de garantir acolhimento e assistência a essas crianças, mas puramente educação, coisa que eles já oferecem muito bem", denota. Os advogados Wesley Cotini, vice-presidente da 29ª Subseção da OAB, e Deborah Zola, secretária-geral da entidade em Prudente, estiveram presentes no local para representar todos os advogados que contribuíram com a campanha. "Apoiamos o Fórum fazendo a divulgação nas mídias e incentivando os associados a contribuírem com os presentes. No total, tivemos a participação de 70% dos nossos advogados", apontam.

Os kits destinados para a instituição filantrópica serão entregues aos alunos de projetos sociais e programas de proteção integral em uma festa neste fim de semana. Para a presidente do Lar, Viviane Scucuglia, é uma honra participar da campanha e ver a sociedade abraçando uma causa tão nobre. "O juiz mencionou a questão do trabalho infantil, que é uma realidade que precisa ser combatida para o alcance de uma infância segura. Temos a felicidade de não ter nenhuma criança nesta situação no Lar Santa Filomena e todas inseridas em projetos que envolvem arte e integração em sociedade", avalia. Ela destaca que o apoio do Fórum e da OAB desperta uma "sensação muito boa" de que há "anjos" ajudando a entidade, "amigos do Lar". "Eu tenho certeza que quando as crianças verem esses presentes, elas vão pensar: ‘Eu sou importante, alguém olhou por mim!’. É gostoso perceber o brilho da esperança estampado em seus olhos, o sonho no lugar do vazio", pontua.

 
Publicidade

Veja também