Paternidade positiva

OPINIÃO - Eunice Cruz

Data 08/08/2020
Horário 04:56

Estamos às vésperas do Dia dos Pais e assim como todas as outras datas comemorativas desse ano, também iremos comemorar com as limitações impostas pela pandemia. Entretanto, os homenageados devem receber todo nosso carinho e gratidão e aproveitamos para refletir sobre o papel de pai.
Estudos mostram que a crença do pai sobre a importância do seu papel influencia a formação de laços mais fortes com os filhos. Neste sentido, a paternidade positiva favorece uma relação muito mais intensa e participativa dos pais na criação dos filhos. 
Martin Seligman, Ph.D. da Universidade da Pensilvânia, reforça a importância do investimento em educação positiva para gerar mais bem-estar entre os jovens. Considerado o pai da psicologia positiva, Seligman afirma que a sensação de plenitude e felicidade é composta por cinco elementos: emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realização. 
Para o especialista, filhos incentivados a encontrar significados e propósitos em todas as suas ações podem elevar a incidência de emoções positivas no dia a dia e, assim, gerar uma onda de bem-estar capaz de refletir em todas as esferas de suas vidas.
A paternidade positiva contribui para intensificar essas relações a partir de reflexões sobre a prática da paternidade. É comum, por exemplo, os pais se queixarem de que gostariam de passar mais tempo com os filhos. No entanto, o tempo é um recurso e não um objetivo. É realmente a qualidade do tempo e não a quantidade que mais importa. Mais vale uma hora junto com os filhos onde haja amor, carinho e atenção, do que um dia inteiro juntos, cada um para o seu lado sem nenhuma interação.
Um pai presente só traz benefícios à criança, como o desenvolvimento de uma segurança e autoestima maiores. O pai precisa acompanhar de perto a educação dos filhos, representando um apoio e, mais que isso, um exemplo.
O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse e desempenho motor e mental. E, mesmo os filhos adultos que encontram apoio e compreensão em seus pais, certamente, estarão melhores preparados para enfrentar os embates da vida.
Os pais devem buscar uma relação transparente com os filhos, conquistando a confiança e não impondo. O adolescente deve vê-los como adultos que são referência de autoridade e respeito. 
Que nesse Dia dos Pais, todas as honras sejam dadas aos homens que tiveram a alegria de poder gerar vidas e principalmente àqueles que compreendem a grandeza e significância de suas ações no desempenho das funções de genitor, provedor, cuidador, professor, orientador, enfim no exercício da paternidade.
Bênçãos sem fim e gratidão a todos os pais.
 

Publicidade

Veja também