Pau

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que dá nome aos bois: Garantido e Caprichoso

COLUNA - Sandro Villar

Data 12/09/2021
Horário 05:30

O que que há? Achou chulo e "pornográfico" o título da crônica? Pois é este mesmo e ninguém tem nada com isso, nem o Zé Trovão e o Zé Relâmpago. Pois não é que o pau (epa!), no caso, algum pedaço de madeira, é usado como metáfora?
Em sendo assim, vamos abusar desta metáfora e, para começar, vamos pro pau. Sei que soa esquisito, mas quem não é retardado sabe que tal expressão tem alguns significados, entre os quais vamos à luta ou vamos lutar por nossos direitos.
E o pau-mandado? É o que mais tem no Brasil. Não passa de um subserviente de grife, tremendo puxa-saco, que vai pro pau a mando de seu senhor. Tem também aquela do pau que nasce torto não tem jeito, morre torto. Isso se aplica aos tranqueiras, enfim, aos vidas tortas. E o pau que dá em Chico nem sempre é o mesmo que dá em Francisco, o que prova que nem todos são iguais diante da lei, a não ser quando se trata da lei da gravidade.
Outro pau famoso é o pau de arara, que, por falar nisso, tem dois significados: o antigo caminhão que transportava retirantes nordestinos, rumo ao Sul Maravilha, e o infame instrumento de tortura, onde morreram centenas de patriotas.
E o pau para toda obra? Diz respeito ao sujeito que executa várias funções. É o chamado faz-tudo, bate o escanteio e corre para a área para cabecear para o gol. Também fala-se muito da santinha do pau oco. No tempo do império escondiam ouro em imagens que eram ocas por dentro. Não sei se o costume foi preservado.
Mas foi preservado o pau de sebo nas festas juninas. Tem sujeito que adora subir no pau de sebo e faz isso com uma desenvoltura que vou te contar. O cabra "agarra o bicho" com firmeza. E aperta as pernas, claro. Sei não, hein?
E chega de falar de pau, mas não posso deixar de mencionar o pau de galinheiro. Tal pau sempre está sujo, mais sujo do que banheiro de rodoviária ou, se preferir, mais sujo do que o Brasil atualmente (o pessoal não cuida direito do lixo).

DROPS

Nova dupla caipira na praça: Fome e Vontade de Comer.

Sobrou para a jararacuçu: a cobra vai picar o coronavírus.

Se o Red Bull te dá asas, por que gastar com passagem de avião?

Não toque na conta de luz. Ela dá choque.

Vai reformar ou construir?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Av. Ana Jacinta. 1.663.
 

Publicidade

Veja também