Pecado da avareza

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 28/01/2024
Horário 04:06

Avareza, considerada um dos pecados capitais que vem do latim: “avaritia”, significa: cobiça, desejo excessivo de bens. É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. Um desejo incontrolável de adquirir e acumular riquezas terrenas; o avarento fica incapaz de gastar, de desfazer-se de algo seu; por questão deste apego. Tem medo de perder o que possui e não consegue compartilhar algo que lhe pertença, mesmo diante de extrema necessidade de outra pessoa. O avarento, ou na linguagem popular, conhecido como: pão duro, mão de vaca ou unha de fome. Esta expressão “pão duro” surgiu no século XIX, no Rio de Janeiro, numa padaria, por um homem que para economizar dinheiro, a sua refeição reduzia-se a restos de pão velho e duro que sobrava do estabelecimento comercial. A expressão “unha de fome” vem relacionada aos animais que utilizam as suas unhas para segurar as suas presas, o seu alimento e até mesmo para cavar na terra e escondê-lo; aos homens esta expressão indica que roem as próprias unhas, para satisfazer o desejo de acumular mais e mais riqueza.

MINI SERMÃO
Assim entendemos que o amor exagerado aos bens materiais pode fechar o coração e as coisas de Deus já não são mais buscadas como prioridade, como vemos no diálogo de Jesus com o jovem rico, quando Ele olha com amor para o jovem e o convida a segui-lo (como vemos em Mateus 19,16-30). Muitos de nós, como o jovem, olham para a proposta de Jesus e para os bens que possui, mas o apego aos bens faz com que ele vire as costas para Jesus e volte para os seus bens materiais, achando que neles está a segurança da vida e a verdadeira felicidade; é justamente onde nos enganamos. E acabamos vivendo somente em busca de uma ilusão, devido a esse apego exagerado pelos bens materiais. A Igreja nos motiva a viver a generosidade, a gratuidade, a partilha do que temos e somos, para com os nossos irmãos (as) necessitados. Entendemos que os bens devem estar a serviço da vida e não a vida a acontecer em função da conquistar dos bens. 
 (Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL:
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre o: “Pecado da Avareza”:
“A avareza é uma doença do coração, não da carteira.” Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus. O coração humano deve acumular sim, as graças e bênçãos de Deus, e depois partilhar com o próximo através de atitudes que expressam a nossa solidariedade e compaixão para os que solicitam nosso auxílio. Quando utilizamos dos bens matérias parta suprir as necessidades do próximo significa que vemos neles a utilidade para amenizar a dor e sofrimento do outro; mesmo que diante de todos os esforços que fazemos, do valor sentimental por ter conquistado, adquirido ou herdado; fazemos dos bens matérias a demonstração do apego ao amor misericordioso de Deus que nos impele para uma ação concreta de partilha e doação. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000
 

Publicidade

Veja também